ACM Neto diz que Jerônimo lança ‘mais uma pérola’ ao comparar violência da Bahia com Europa

Ex-prefeito de Salvador e petistas têm trocado farpas pela imprensa desde semana passada


Vixe d-flex me-2
Raiane Verissimo 21/05/2024 12:01 Política

O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, voltou a criticar a política de segurança do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O ex-prefeito de Salvador e petistas têm trocado farpas pela imprensa desde semana passada. Desta vez, Neto divulgou, nesta segunda-feira (20), um vídeo em seu Instagram rebatendo o governador com a legenda: “quando a gente acha que já ouviu de tudo, o governador Jerônimo lança mais uma pérola. Agora, teve a coragem de comparar a violência da Bahia com a Europa”.

Em entrevista ao Portal M! nesta segunda, o petista afirmou que não dará trégua às facções criminosas na Bahia e ressaltou que não é um problema somente do Estado. “As facções, eu repito, nós não vamos dar trégua. Não é só na Bahia. Eu estive agora na Europa e vi que também a Europa não está ausente desse movimento, um movimento internacional”, disse Jerônimo na primeira agenda em Salvador após voltar da sua quarta missão internacional, onde visitou Roterdã (Holanda), Bruxelas (Bélgica) e Berlim (Alemanha).

Segundo Neto, mais uma vez, o governador “se esquiva da responsabilidade e agora chega ao absurdo de comparar a situação da violência na Bahia com a Europa”. O ex-prefeito questionou em que país europeu existem 5 mil assassinatos todo ano.

“Qual é o país europeu, governador, onde 15 pessoas morrem todo dia vítima de homicídios? Qual é o lugar da Europa onde moradores e comerciantes são obrigados a pagar mensalidade para as facções criminosas que dominam o território? Definitivamente, governador, a nossa realidade é totalmente diferente da Europa. Imaginem só, na Bahia, nos últimos 18 anos, período em que o Estado é governado pelo PT, já morreram mais de 100 mil pessoas. Qual é o país da Europa, onde em 18 anos morreram 100 mil pessoas vítimas da violência? Essa resposta definitivamente o senhor não pode dar”.

Em tom irônico, ACM Neto ainda ressalta que o governador deveria, nas próximas viagens internacionais, tentar ver quais são as políticas de segurança pública que estão dando certo e trazer para Bahia. O dirigente partidário ainda cita o exemplo da Bélgica, por onde o petista esteve e, que segundo ele, “morre uma pessoa a cada 100 mil habitantes”.

“Essa é a média de homicídio da Bélgica. Na Bahia, estado que o senhor governa, essa média é nada mais nada menos que 34 vezes maior. Infelizmente, já pelo quinto ano consecutivo, a Bahia ocupa o primeiro lugar de todo o Brasil em número de vítimas de mortes violentas, de homicídios, chegando ao ponto dos nossos números serem praticamente iguais aos dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro somados, que são estados mais populosos do que o nosso. Essa é a nossa dura realidade”, disse.

O ex-prefeito voltou a dizer que o governador insiste em procurar “culpados e desculpas”, mas deveria chamar para si a responsabilidade, “que resolva os problemas e vá atrás das soluções”, o que “infelizmente até o presente momento não vem fazendo na liderança” no governo baiano.

“Eu queria sugerir ao governador que da próxima vez que ele decida viajar para a Europa, ele pelo menos tente se inspirar nos melhores exemplos. Porque ele gosta sempre de dizer que o problema da segurança é de todo o Brasil, agora ele está dizendo que é do mundo inteiro, com essa coisa que é inaceitável de comparar com a Europa. A gente sabe que muitos lugares do Brasil têm problemas de segurança pública, mas só que não pode ser uma justificativa para os erros e as omissões do governo do Estado. Tem muito lugar no Brasil onde os índices estão melhorando e nós já dissemos isso aqui várias vezes”, pontuou Neto.

Farpas

Na última terça-feira (14), ACM Neto chegou a dizer que a gestão de Jerônimo é marcada por avanço de facções criminosas e aprovação automática dos alunos da rede estadual. Um dia antes, o ex-prefeito também afirmou falta liderança política do governador em relação a seus antecessores, os ex-governadores Jaques Wagner e Rui Costa (ambos também do PT). Já na sexta-feira (17), o dirigente partidário acusou o petista de não aproveitar o alinhamento político com o presidente Lula (PT) para impulsionar o desenvolvimento do Estado.

Na ausência do governador no Estado, o presidente estadual do PT, Éden Valadares, e o senador Jaques Wagner saíram em defesa do correligionário ao afirmarem que Neto não aceita ter perdido as eleições para Jerônimo e enaltecerem gestões do PT no Estado. Já o próprio governador rebateu Neto nesta segunda, que diz se basear em pesquisas para apoiar candidatos nas eleições em outubro. “A política é uma boa oportunidade de a gente mostrar quem é grato e quem é ingrato”, disparou o governador.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por ACM Neto (@acmnetooficial)

Leia também:

Leandro de Jesus critica governador por comparar insegurança na Bahia com Europa

Jerônimo afirma que manterá foco no combate às facções criminosas

Governador alfineta ACM Neto: “Ex-prefeito não trabalha formando grupo”; confira vídeo

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional