“A nossa vitória mostra a capacidade da gente de unir a advocacia”, afirma Daniela Borges
Ela é a primeira mulher eleita para presidir a OAB-BA
Primeira mulher eleita para presidir a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia, a advogada Daniela Borges diz que a vitória da sua chapa com Christiane Gurgel “mostra a capacidade da gente de unir a advocacia”.
Em entrevista para o colunista do A Tarde e editor-chefe do Portal M!, ela disse que o objetivo é o de buscar soluções para os principais “problemas enfrentados” pelos advogados baianos.
“Nossos desafios são os problemas que a gente enfrenta hoje no que se refere à crise no judiciário baiano, à violação das nossas prerrogativas, trabalhar, lutar por remuneração digna. Então acredito que todos aqueles envolvidos nos mesmos propósitos de valorização e fortalecimento da advocacia, em princípio, estarão todos atuando em prol dos mesmos propósitos”, afirma.
De acordo com ela, para retirar esses principais gargalos pontuados, a atuação precisa ser do ponto de vista de identificação das autoridades que violam as prerrogativas da advocacia, como também de ações contra essas autoridades e com isso mudar uma cultura que, conforme Daniela, existe hoje na Bahia.
“Nós vamos a partir de 1º de janeiro criar núcleos especializados na procuradoria, a gente vai ter núcleo especializado de prerrogativas para advocacia criminal, advocacia municipalista, outros segmentos da advocacia, e com isso fortalecer a atuação. A procuradoria também vai ter um processo de descentralização com Procuradoria Integra Mais, para chegar mais junto da advocacia do interior. Na parte de honorários a gente vai ampliar também a atuação da procuradoria nessa perspectiva, porque a gente ainda tem magistrados que fixam abaixo de parâmetros do código do processo civil, temos também magistrados que interferem em honorários contratuais, quando não há partes hipossuficientes. São muitos projetos que nós apresentamos para a advocacia baiana, construímos com a advocacia e realizaremos com a advocacia baiana nos próximos 3 anos”, explica.
Ela também foi questionada a respeito do que deve ser feito para mudar a realidade dos jovens advogados que geralmente ganham pouco e muitos não têm perspectiva de ascensão na carreira, ela diz que a gestão terá uma atenção especial para esses profissionais.
“A gente tem na nossa chapa, agora eleitos, o maior número de candidatos jovens. Vamos ter ações para o advogado jovem que quer empreender, quer montar seu próprio escritório. Então a gente vai ter uma incubadora jurídica e também um suporte do ponto de vista do advogado ter um amparo em relação a tudo que ele precisa de conhecimento e de suporte para que ele possa montar seu próprio escritório. Mas a gente sabe que o jovem advogado muitas vezes vai estar como empregado. Então uma das nossas pautas é atuar para que o governador apresente o projeto de lei do piso salarial. A gente vai atuar para que esse projeto seja apresentado na assembleia. A gente tem também a realidade do jovem advogado que vive na condição de advogado associado, então a gente aprovou nesse triênio um plano de valorização em relação ao advogado associado, e a gente vai atuar para de fato acompanhar e monitorar a realidade hoje do advogado associado, também com ações para garantias de direitos para o advogado associado”, disse.
Além disso, Danila diz que é preciso que a ordem se posicione diante das últimas investigações que atingem os desembargadores do Tribunal de Justiça.
“A OAB e todas as instituições na minha visão que vão integrar, a sociedade civil, o próprio estado, precisam atuar para que isso seja resolvido, julgado, enfim, a gente tenha um desfecho mais rápido possível. Eu acho que a coisa mais importante é que a gente tenha celeridade nas investigações e nos próprios processos”.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional