Urologista indica exames que podem ser feitos antes da biopsia para rastrear câncer de próstata
Frederico Mascarenhas disse ao Podcast do Portal M! que procedimento mais invasivo é realizado de forma excessiva
O Ministério da Saúde realiza a campanha do Novembro Azul, mês dedicado, em nível mundial, a ações de incentivo ao rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Criada em 2003 para sensibilizar a sociedade quanto a importância do cuidado com a saúde masculina, a campanha deste ano tem como tema “Homem, cuide da sua saúde de novembro a novembro”.
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registra, por ano, 65 mil novos casos da doença, dos quais 6.130 na Bahia. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
Para falar sobre o tema, o Podcast do Portal M! conversou com o médico Frederico Mascarenhas, chefe do setor de Urologia do Hospital São Rafael/Rede D’Or.
O especialista explicou que há uma excessiva realização de biópsias, exame indicado pela Sociedade Brasileira de Urologia para a confirmação do câncer de próstata. O médico destacou em quais casos a biópsia é dispensável e em quais ela é necessária para a identificação da doença.
Mascarenhas pontua que a biópsia é realmente o caminho mais eficiente para o diagnóstico do câncer de próstata, contudo, em alguns casos, é necessário avaliar o risco-benefício do procedimento.
Segundo o médico, outros métodos, como a ressonância magnética multiparamétrica e a testagem de PHI, são utilizados naqueles pacientes que têm um quadro suspeito para, desta forma, tentar diminuir a quantidade de biopsias ao longo da vida.
“Antigamente, eram feitas biopsias em todos os pacientes, mas hoje colocamos, no meio desse caminho, a ressonância. Então acabamos realizando esses exames sempre antes de fazer a biopsia para poder minimizar a realização de exames desnecessários. Contudo, mesmo com existência de outros exames, eles não substituem a importância da biopsia no rastreamento do câncer de próstata”, ressalta.
Segundo Mascarenhas, o rastreamento deve ser feito em todos os homens a partir dos 50 anos, mas naqueles que têm um histórico familiar de câncer de próstata, principalmente em parentes de primeiro grau, o procedimento deve ser antecipado e realizado a partir dos 45 anos.
Os homens negros, segundo o médico, também merecem atenção especial quanto ao rastreamento do câncer de próstata. Isto porque esta parcela da população tem mais chances de desenvolver a enfermidade, além de historicamente ser acometida por uma forma mais agressiva da doença. Para essas pessoas, o ideal é que o rastreamento também comece a partir dos 45 anos.
Frederico Mascarenhas frisou que o rastreamento é importante para se fazer um diagnóstico precoce do câncer e, assim, faciitar o tratamento e possibilitar a cura.
“Os profissionais devem seguir as recomendações da Sociedade Brasileira de Urologia, baseadas em estatísticas que demonstram que, a partir de determinada idade, é quando mais frequentemente acontece o câncer de próstata”, lembrou.
Leia também:
Urologista esclarece dúvidas mais comuns nos consultórios: disfunção erétil e infertilidade
Confira o podcast completo:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Podcast
Especialista explica como a sociedade pode incluir pessoas autistas
Infectologista aponta riscos da tuberculose e da interrupção do tratamento
Especialista aponta importância de políticas sociais de combate à tuberculose
Insônia pode causar doenças: especialista em Medicina do Sono explica
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional