Urologista esclarece dúvidas mais comuns nos consultórios: disfunção erétil e infertilidade
Nesta edição especial do Podcast do M! para o Novembro Azul, Frederico Mascarenhas falou sobre saúde masculina
Lançado em 2003, em nível mundial, o Novembro Azul é uma campanha que visa ressaltar a importância do rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas também serve de alerta à população masculina para a necessidade de cuidado constante com a saúde. Não é à toa que o tema escolhido este ano para a iniciativa é “Homem, cuide da sua saúde de novembro a novembro”.
Para falar sobre a saúde masculina, o Podcast do Portal M! recebeu o médico Frederico Mascarenhas, chefe do setor de Urologia do Hospital São Rafael/Rede D’Or. Tratando das dúvidas mais comuns levadas ao seu consultório, o especialista ressaltou que costuma ser procurado por motivos diferentes, a depender da idade do paciente.
De acordo com o urologista, os homens mais velhos, a partir de 50 anos, o procuram mais para fazer exames de rotina, mesmo sem ter sintomas. Já os mais jovens geralmente buscam atendimento após o surgimento de algum sinal de alerta – infecção, dor, desconforto, mudança no padrão da ereção etc.
Uma das principais causas de procura do atendimento urológico é a disfunção erétil. Frederico Mascarenhas afirmou ser uma condição que acomete boa parte dos homens, em geral a partir dos 40 anos de idade.
“De 30% a 40% dos homens a partir dessa idade possuem algum nível de disfunção erétil, que pode se apresentar pela diminuição da rigidez ou por uma dificuldade maior de obter uma ereção. Mas, na maioria das vezes, isso acontece em pessoas com uma idade mais avançada”, detalhou.
Quando ocorre em pacientes entre 50 e 60 anos, geralmente a disfunção está associada a algum fator de risco. Os principais deles são hipertensão, diabetes, tabagismo ou a realização de alguma cirurgia que possa ter afetado a ereção. Em alguns procedimentos cirúrgicos, o comprometimento de nervos pode ter essa consequência.
Com relação ao público mais jovem, a disfunção erétil geralmente está associada a questões psicológicas ou emocionais. Para Frederico Mascarenhas, esse tipo de disfunção geralmente acontece em decorrência de fatores isolados, contudo, ao passar por essa situação, o homem pode entrar em um quadro de ansiedade e, desta forma, desenvolver episódios seguidos.
“Se o homem consegue pontuar exatamente a data em que ele teve disfunção erétil, geralmente ela foi desencadeada por um fator psicogênico. Já aquele que sente uma piora gradual, ao longo de alguns anos, geralmente tem algum fator orgânico associado”, afirmou.
Sobre os tratamentos disponíveis para a disfunção erétil, o urologista apontou algumas alternativas. No caso daqueles que possuem o problema de origem psicogênica, muitas vezes apenas a psicoterapia já é eficiente.
Já nos casos de origem orgânica, o que geralmente auxilia é o uso do remédio. Como o fator psicológico está sempre associado, mesmo quando a disfunção é de origem orgânica, a psicoterapia é sempre indicada.
Outro motivo recorrente para a busca do consultório urológico é a infertilidade. Neste quesito, Mascarenhas ressaltou que, geralmente, não é um problema de origem exclusivamente do homem ou da mulher, mas sim do casal.
“Quando um casal está tentando engravidar há mais de um ano e não consegue, deve buscar ajuda profissional. Em casos de infertilidade, em 40% das vezes a causa é da mulher; 40%, dos homens; e em 20% das vezes, a causa é dos dois. Por isso, não adianta nada cuidar de um, mas não cuidar de outro”, esclareceu.
Confira o podcast completo:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Podcast
Especialista explica como a sociedade pode incluir pessoas autistas
Infectologista aponta riscos da tuberculose e da interrupção do tratamento
Especialista aponta importância de políticas sociais de combate à tuberculose
Insônia pode causar doenças: especialista em Medicina do Sono explica
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional