Raymundo Paraná condena uso indiscriminado de medicamentos e diz que prática pode desencadear doença hepática
Convidado do Podcast do Portal M!, hepatologista também alerta que consumo elevado de álcool aumenta risco de danos ao fígado
As hepatites são infecções que atingem o fígado, podendo ocasionar alterações leves, moderadas ou graves. A doença pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, aburso de álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Neste episódio do Podcast do Portal M!, o médico assessor da Câmara Técnica em Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e do Ministério da Saúde, o hepatologista Raymundo Paraná, aponta que a automedicação pode sim provocar doença hepática.
“A automedicação um problema no Brasil, porque as pessoas se automedicam sobretudo com anti-inflamatórios e analgésicos, e eles têm potencial de toxicidade no fígado”, explica.
Diretor do Hospital Aliança/Rede D’Or, Paraná também alerta para práticas na internet, que alardeiam o uso de medicamentos para perda de peso, ou de hormônios, indicados por médicos que vão “mudando de especialidade” sem nenhum programa de formação ou base cientifica.
“São pessoas com o domínio da linguagem da rede social para passar fake news e vender ilusões e ganhar dinheiro. Eles utilizam as redes sociais para alardear benefícios de pseudotratamentos e submetem pacientes a fórmulas com diversas substâncias, muitas com alarme de toxicidade, mas que são usadas no Brasil. Outros utilizam medicamentos prescritos para diabetes, e que induzem perda de peso, com efeito adverso, utilizam em doses elevadas, sem que existam estudos em longo prazo que avaliem o seu malefício”, critica.
Segundo o hepatologista, essa é uma prática arriscada, que pode também ocasionar diversos problemas, a exemplo da doença hepática.
“Outros utilizam hormônio em doses absurdamente elevadas, sem explicar o que o paciente vai sofrer, e estarão entregando sua saúde. Vão ficar com corpo bonito, mas vão padecer de doença hepática, doença vascular, risco de AVC e risco de morte súbita quase cinco vezes maior. É uma prática abusiva, muito comum no Brasil, e não existe fiscalização para coibir essas práticas modistas, extremamente rentáveis para quem vende e prescreve, mas nociva para quem se submete”, ressalta.
Maus hábitos
Neste episódio do Podcast do Portal M!, o especialista falou ainda sobre os maus hábitos que podem também desencadear a doença hepática. Entre eles, estão a obesidade, a elevação do colesterol, o sedentarismo, o sexo inseguro, a falta de vacinação e o consumo elevado de bebida alcoolica. Segundo Paraná, 25% dos brasileiros consomem álcool fora da faixa de moderação, o que significa que ficam suscetíveis para desenvolver a doença hepática.
“Quando não se tem doença hepática, o nível seguro é 40g por dia, que significa um litro de cerveja, que tem 55g de álcool. Então, uma garrafa já é o limite para esse indivíduo diariamente, e se for pela semana toda, sete garrafas de cerveja. Se for uísque, 100ml ou duas doses já está em 43g de álcool. Não deve passar de 40g por dia ou 280g ao final da semana. Não há razão para se achar protegido por estar tomando cerveja e não bebida quente”, ressalta.
Por sua vez, quando o paciente já tem doença hepática, o especialista observa que o consumo de álcool deve ser zero. “Quando não existe, o consumo não deve ser encorajado, mas não há razoes para se proibir o paciente de consumir moderadamente”, explica.
Confira o podcast na íntegra:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Podcast
Especialista explica como a sociedade pode incluir pessoas autistas
Infectologista aponta riscos da tuberculose e da interrupção do tratamento
Especialista aponta importância de políticas sociais de combate à tuberculose
Insônia pode causar doenças: especialista em Medicina do Sono explica
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional