Oncopediatra destaca a importância do diagnóstico precoce em casos de câncer infantojuvenil
Convidada do Podcast do Portal M!, Luciana Nunes também listou os principais sinais e sintomas da doença
O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, comemorado na última quarta-feira (23), tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer em crianças e adolescentes, que tem estimativa aproximada de 8,5 mil novos casos por ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Este foi o assunto debatido neste episódio do Podcast do Portal M!, que contou com a participação da oncopediatra Luciana Nunes, da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape). Segundo a especialista, o principal objetivo da data é chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce.
“No câncer pediátrico o que a gente fala é sobre diagnóstico precoce, no entanto, o grande problema é que é uma patologia rara na pediatria, poucas crianças têm câncer, o que é bom. Mas, por ser raro, e com sintomas corriqueiros na pediatria, muitas vezes, o diagnostico passa por despercebido, então é preciso ter uma atenção especial.
Sintomas
De acordo com a oncopediatra, embora seja raro, é necessário ficar atento à sinais e sintomas que podem indicar a presença de câncer. Ela aponta que a perda de peso, febre prolonga e dor contínua são alguns dos sinais que chamam atenção.
“Alguns sinais e sintomas para ficar atento, pode ser a perda de peso, febre prolongada, quando passa do habitual de 3 a 5 dias, dor contínua em membros, que precisa ser medicada com frequência, que atrapalha as atividades comuns da pediatria, dor de cabeça associada à vômitos. Todas essas são coisas que precisamos ficar atentos, assim como caroços no pescoço e no corpo como um todo, além da palidez”, elenca.
Abordagem multidisciplinar
Já quando há o diagnóstico do câncer, a médica ressalta a importância do paciente contar com o auxílio de uma abordagem multidisciplinar, com profissionais das mais diversas áreas, prestando os auxílios necessários, visando o bem-estar do paciente.
“O câncer é uma doença extremamente complexa, que não dá para o médico tratar sozinho, então você precisa de várias análises, de vários profissionais, com abordagens diferentes, para que possa contemplar todas as esferas do sofrimento daquela família e daquela criança”, explica.
Entre as especialidades listadas, Luciana Nunes cita os psicologistas, dentistas, fisioterapeutas, entre outros. “Você precisa de um suporte emocional para essa família. Os dentistas são muito importantes, a gente faz muitas fisioterapias por lesão da mucosa oral, e também para aqueles pacientes que tem dente com cárie, se precisa ter muito cuidado para que não possa ser foco de infecção”, lista.
Além desses profissionais, a oncopediatra também destaca a importância de assistentes sociais, sobretudo, porque existe a possibilidade de problemas de repercussão na vida do paciente. “Principalmente, naqueles com menor condição socioeconômica, então eles precisam de uma ajuda para dar conta de tanta coisa financeiramente falando, durante o tratamento”.
“Nutricionistas também são fundamentais, por conta de toda a recomendação nutricional. Nós sabemos que aquele paciente menor nutrido, que chega desnutrido e consegue superar, você sabe que ele tem maior chances de cura”, complementa.
Ela também reforçou a importância de fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, e lembrou dos professores. De acordo com ela, por se tratarem de crianças, é importante manter a normalidade do dia a dia, inclusive, para a recuperação.
“Vou lembrar ainda, de profissionais que estão no nosso dia a dia, como os professores, que estão na escolinha. Quando falamos de criança, sabemos o quanto é importante a gente manter as atividades escolares, para que consigam ter o mínimo de normalidade no dia a dia, já que podem estar hospitalizadas por muito tempo e mesmo quando não, acabam ficando longe. Por isso, manter as atividades é importante para essa recuperação, inclusive emocionalmente”.
Por fim, ela destaca a importância do apoio de um profissional que cuida da espiritualidade. “O capelão, padre, alguém próximo da família, que faça esse papel para trabalhar a espiritualidade, acho que é fundamental para que possam se recuperar melhor”.
Confira o podcast na íntegra:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Podcast
Especialista explica como a sociedade pode incluir pessoas autistas
Infectologista aponta riscos da tuberculose e da interrupção do tratamento
Especialista aponta importância de políticas sociais de combate à tuberculose
Insônia pode causar doenças: especialista em Medicina do Sono explica
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional