OMS aponta Brasil como país mais ansioso do mundo: especialista explica como conter o problema
“Conheça suas habilidades e a melhor versão de você mesmo”, recomenda o médico psiquiatra Moacir Oliveira, convidado do Podcast do Portal M!
Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) com um mapeamento global de transtornos mentais mostram o Brasil como o país com a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade. O levantamento aponta que cerca de 9,3% dos brasileiros sofrem ansiedade patológica.
Os números indicam, no entanto, que essa é uma realidade mundial. Após o Brasil, aparecem no ranking: Paraguai (7,6%), Noruega (7,4%), Nova Zelândia (7,3%) e Austrália (7%). Diante desses dados, é possível constatar que a ansiedade já é um problema de saúde pública, sobretudo em solo brasileiro.
Convidado do Podcast do Portal M!, o médico psiquiatra Moacir Oliveira, especialista em Medicina Física e Reabilitação e pós-graduado em Psicoterapia e em Psiquiatria, falou sobre o assunto. De acordo com o profissional, questões genéticos e fisiológicos podem favorecer a incidência dos transtornos de ansiedade, incluindo histórico familiar, fatores ambientais e constituição psicológica.
Em algum grau, todo indivíduo convive com a ansiedade, e o que varia é a intensidade disso, o que depende muito das práticas adotadas por cada pessoa. Para Moacir Oliveira, melhorar a qualidade de vida é essencial para que a ansiedade não se torne um problema de saúde mental.
“Aprender sobre meditação, fazer pausas para relaxar, esses exercícios ajudam muito e fazem com que a gente aprenda a respirar, dormir bem e se informar. Faça leitura, aceite como você funciona, procure entender que as coisas acontecem e não podemos controlar, identifique situações que trazem ansiedade e ressignifique o que elas significam para você. Conheça suas habilidades e a melhor versão de você mesmo. Cultive a gratidão e os afetos positivos”, recomenda.
Um sinal de que a ansiedade já se tornou um problema de saúde mental é quando ela passa a gerar sofrimento psicológico significativo no individuo, causando prejuízo em várias funcionalidades, como interferência nas relações interpessoais, familiares, no convívio social, no trabalho, no sono, entre outros.
“A ansiedade distorce a realidade, colocando maior gravidade e risco para a pessoa ansiosa, segundo a interpretação dela. A terapia ajuda a corrigir essa percepção, tornando os pensamentos mais condizentes com a verdade dos fatos por meio de técnicas adequadas, ressignificando crenças profundas. O padrão ouro é a terapia cognitivo-comportamental, segundo vários pesquisadores, mas existem outros modelos também eficazes”, disse Moacir Oliveira, destacando a terapia como um elemento importante na busca pela saúde mental.
Confira o podcast na íntegra:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Podcast
Especialista explica como a sociedade pode incluir pessoas autistas
Infectologista aponta riscos da tuberculose e da interrupção do tratamento
Especialista aponta importância de políticas sociais de combate à tuberculose
Insônia pode causar doenças: especialista em Medicina do Sono explica
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional