Neurologista fala sobre Doença de Creutzfeldt-Jakob e diz que não há motivo para pânico

Jamary Oliveira explicou sobre a enfermidade rara e incurável, que já fez duas vítimas este ano na Bahia


Vixe d-flex me-2
redacao 02/11/2022 15:20 Podcast

Em outubro deste ano, duas pessoas morreram em decorrência da Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) na Bahia. Além destas, outras três se infectaram sendo que duas delas precisaram de internação. A enfermidade degenerativa não tem uma causa definida, mas uma das variantes é causada pelo consumo de carne contaminada pela Encefalite Espongiforme Bovina, popularmente conhecida como “doença da vaca louca”.  Dentre os casos registrados na Bahia, no entanto, já se sabe que eles não possuem relação com isso.

Por se tratar de um acometimento degenerativo e de rápida evolução, parte da população baiana ficou alarmada com os casos recentemente detectados. Para entender melhor sobre a doença e as suas especificidades, o Portal M! recebeu o médico neurologista Jamary Oliveira, neurologista do Hospital Aliança/Rede D’Or.

De acordo com o especialista, a DCJ é realmente grave e provoca um quadro de demência rapidamente progressivo. Contaminado com ela, o indivíduo que é capaz de realizar a sua rotina normalmente, perde gradualmente as funções cognitivas e mentais, e a capacidade de tomar as próprias decisões. O que difere a doença de outras igualmente degenerativas é que o processo é rápido – ocorre em um prazo de três a seis meses.

“É uma evolução bem rápida em comparação com outras doenças como Alzheimer ou doença vascular, que geralmente a pessoa leva anos para chegar nesse estágio de completa dependência familiar. Além disso, o paciente pode ter alguns sinais mais leves, como tremores, perda de coordenação e dificuldade de deglutir. É esse quadro que chama atenção para a pessoa investigar”, explicou.

Segundo o médico, a DCJ é causada pelo pedaço de uma proteína, uma partícula infectante, que é menor que um vírus ou uma bactéria e é capaz de infectar o cérebro da pessoa. A doença é  incurável, muito grave e muito rara.

“A incidência é um para cada um milhão de habitantes. Salvador tem cerca de três milhões de habitantes, então fica mais ou menos esse percentual de três ou cinco casos por ano na cidade”, detalhou.

Existem quatro variantes da doença: uma é adquirida por objetos cirúrgicos contaminados; outra é hereditária, a partir de uma mutação da proteína príon; a terceira é não especificada, a esporádica que matou uma baiana de 40 anos; e a última é adquirida por ingestão de carne ou derivados bovinos contaminados, popularmente conhecida como ‘doença da vaca louca’. De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 90% dos indivíduos infectados pela doença morrem dentro de um ano.

Jamary Oliveira aponta que, apesar de ser uma doença considerada infecciosa, ela é predominantemente adquirida através da ingestão de alimentos. Contudo, o processo que leva à  ocorrência da doença pode durar décadas.

Quanto aos registros em Salvador, o especialista esclareceu que cada caso que chega ao conhecimento da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), é investigado para a possibilidade de relação com o consumo de carne bovina.

“Essa relação alimentar acontece quando se tem um número maior de casos em um lugar do que o esperado para aquele ano corrente. A incidência normal é de um para cada milhão de habitantes. Um caso pode acontecer próximo ao outro, mas estando dentro dessa média, não creio que eles têm relação com o consumo de carne contaminada”, pontuou.

Jamary também descreveu como é feita a investigação. “Você entrevista pessoas que tiveram o surto e questiona se elas se alimentaram em locais próximos nos últimos anos. Se houver um lugar em comum, ele será investigado. No meu conhecimento, isso não aconteceu nos casos que foram recentemente diagnosticados”, contou o médico, salientando que não há necessidade de pânico na população.

 

Confira a íntegra do podcast do Portal M!

Muita Informação · M! – JAMARY OLIVEIRA

Tags


home

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional