Mastologista aponta o que é verdadeiro ou falso no cuidado com a saúde das mamas
A médica mastologista Flávia Rego falou a podcast do Portal M! neste Outubro Rosa, mês de conscientização quanto ao câncer de mama
Chegou o Outubro Rosa, mês de conscientização mundial sobre os riscos do câncer de mama quando câncer de mama, um tumor considerado frequente. A estimativa é que, até o final de 2022, 60 mil novos casos da doença sejam identificados.
Desenvolvida em 1997 nos Estados Unidos, a campanha enfatiza a importância da disseminação de informações sobre assunto e a adoção de medidas de prevenção à doença, a fim de ajudar as pessoas a terem um diagnóstico precoce, estratégia crucial para o sucesso do tratamento do tumor.
A médica mastologista Flávia Rego falou ao podcast do Portal M! e esclareceu questões voltadas para a saúde mamária. Durante a conversa, a especialista também destacou o que é verdadeiro ou falso no cuidado com a saúde das mamas.
Segundo a médica, o câncer de mama não afeta apenas aqueles que tem histórico da doença na família. A ciência aponta que a cada dez casos diagnosticados, oito são de pessoas que não tem histórico familiar cancerígeno. Apenas 1,5 a 2 pacientes carregam esse histórico. “É mais prevalente em quem não tem história de câncer de mama na família”, afirmou.
Flávia Rego também esclareceu que o câncer de mama não acontece apenas em mulheres depois da menopausa, mas sim em qualquer fase da sua vida reprodutiva, desde muito jovem, tendo o seu pico de incidência aos 50 anos, na perimenopausa. “Especialmente aqui no Brasil um estudo indicou que em 25% dos casos de câncer de mama foram diagnosticados entre 40 e 49 anos, ou seja, antes da menopausa”, acrescentou.
A especialista falou também sobre a necessidade de se fazer o autoexame, bem como a mamografia. “O autoexame não diminui a mortalidade do câncer de mama. É um recurso hoje de autocuidado, autoconhecimento, mas, quem reduz a mortalidade, quem diagnostica o câncer de mama é a mamografia. O autoexame só detecta tumores com mais de 1 centímetro e a mamografia pega lesões ainda impalpáveis”, explicou a médica, que também indicou a aplicação do autoexame para que a pessoa possa conhecer o seu corpo e, dessa forma, saber identificar sintomas visíveis que possam se apresentar.
Quanto aos questionamentos sobre o uso de sutiãs apertados e de antitranspirantes, a mastologista ressaltou que não existe associação desses fatores ao surgimento de um câncer. Segundo ela, não há comprovação científica direta dessa teoria. “Sabemos que alguns desodorantes trazem parabeno e algumas substâncias cancerígenas de uma forma geral, mas nada relacionado diretamente ao câncer de mama”, disse.
Outro assunto abordado durante o podcast foi a dificuldade de detecção do câncer em mamas mais densas. A médica alertou que, de fato, as mamas mais densas diminuem a sensibilidade da mamografia. Além disso, mulheres com mamas densas carregam um risco muito maior de desenvolverem o câncer de mama.
“Mulheres que têm mamas predominantemente densas, onde a glândula é presente em mais de 70% da mama têm uma chance quatro vezes maior de desenvolver a doença. Então, nestes casos, a gente realiza um ultrassom e as vezes até uma ressonância mamária, que são exames extremamente importantes para melhorar esse diagnóstico”, explicou.
Confira a entrevista na íntegra:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Podcast
Especialista explica como a sociedade pode incluir pessoas autistas
Infectologista aponta riscos da tuberculose e da interrupção do tratamento
Especialista aponta importância de políticas sociais de combate à tuberculose
Insônia pode causar doenças: especialista em Medicina do Sono explica
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional