Infectopediatra alerta para combate às fake news sobre vacinas: “As pessoas devem consultar informações em locais confiáveis”
Em participação no podcast do Portal M!, Anne Galastri defendeu a imunização como critério para viagens e participação em programas governamentais
Uma das dez ameaças à saúde, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o questionamento acerca da eficiência de vacinas no combate a doenças vem ganhando força política no Brasil e no mundo, a ponto de formar um movimento intitulado de antivacina.
Nessa perspectiva, a infectopediatra e integrante do Departamento de Infectologia da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), Anne Galastri, interpreta que a corrente negacionista dos benefícios da vacina é consequência da desinformação.
“Sobre a vacina, as pessoas devem consultar informações em fontes confiáveis da imprensa. Quando já há uma imunização disponível à população, é porque aquela substância, antes de ser disponibilizada, já passou por diversos estudos para saber se é eficaz e quais são os efeitos colaterais. Então, não há motivos para questionar se a vacina vai fazer mal ou se é melhor sofrer as consequências da doença do que se prevenir”, afirmou a médica.
Especialista em vacinas e medicina de viagem, Anne foi entrevistada pelo podcast do Portal M!. Na conversa, ela abordou a responsabilidade dos pais de levarem as crianças para tomar as vacinas.
“Ainda tem muitas famílias que ficam com receio de dar a vacina ao filho. Mas, muitas vezes, o médico conversa com os pais, que mudam de ideia e reconhecem a importância da prevenção”, contou.
Ainda sobre o público infantil, o acesso às campanhas de vacinação está previsto no Artigo 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ao classificar a imunização como obrigatória nos casos recomendados pelas autoridades de saúde.
É obrigação tomar vacina?
A suposta não obrigatoriedade da vacina, inclusive, vem sendo defendida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Na última terça-feira (1), em resposta a uma apoiadora preocupada com possíveis consequências da vacina contra a Covid-19, Bolsonaro disse que ninguém pode ser obrigado a tomar vacina.
A declaração, no entanto, é falsa porque, além do que está previsto no ECA, a obrigatoriedade da imunização consta na Lei nº 13.979/20, assinada pelo próprio presidente em fevereiro.
Quanto ao debate da obrigatoriedade ou não das vacinas, Anne Galastri falou da possibilidade de estabelecer situações em que a imunização se torne algo necessário.
“Em viagens, por exemplo, para você ir a alguns país, é preciso apresentar comprovante de vacinas. Nas escolas, também é pedida a carteira de vacinação. Então, esse mesmo mecanismo de exigência da vacina é correto e deve ser ampliado no Brasil”, defende a médica.
Confira o podcast com Anne Galastri clicando no player abaixo.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Podcast
Especialista explica como a sociedade pode incluir pessoas autistas
Infectologista aponta riscos da tuberculose e da interrupção do tratamento
Especialista aponta importância de políticas sociais de combate à tuberculose
Insônia pode causar doenças: especialista em Medicina do Sono explica
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional