Fundador da Editora Noir afirma que recebe e-mails de influenciadores cobrando para elogiar livros

Convidado deste episódio do Podcast do M!, Gonçalo Jr. avalia que há muitas pessoas despreparadas no mercado


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 19/06/2022 08:00 Podcast

Influenciadores digitais têm ganhado espaço e visibilidade nas redes sociais, e isso preocupa o  jornalista Gonçalo Júnior, fundador da Editora Noir. Convidado deste episódio do Podcast do Portal M!., ele aponta que o principal problema se dá quando a atividade é desempenhada por pessoas despreparadas.

Um dos reflexos disso, segundo Gonçalo, está no fato de ele já ter recebido diversos e-mails com propostas financeiras feitas por influenciadores digitais em troca de elogios às obras da sua editora.

“Não foram poucas as vezes em que recebi e-mails de propostas de influenciadores digitais, querendo cobrar para elogiar livros da editora. Isso não é jornalismo. […] Hoje em dia, se você quiser que mostre a capa do livro é R$ 500, se quer que entreviste o autor do livro, tem que pagar R$ 1 mil, se quer que elogie, é outro valor”, descreve Gonçalo.

Para ele, há uma grande crise no jornalismo profissional atualmente, com a contribuição da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que acabou com a exigência do diploma para desempenhar a atividade.

“Acho que jornalismo tem que ser feito com responsabilidade. Até o começo deste século, todas as publicações tinham que trazer um jornalista responsável, no sentido de se responsabilizar por aquele conteúdo. Por que médico, engenheiro, arquiteto tem que ter diploma, e e não o jornalista?”, questiona.

De acordo com Gonçalo, escrever bem – ou até mesmo fazer biografias – é uma coisa, enquanto escrever notícias é algo totalmente diferente. “Isso traz responsabilidade, preceitos éticos e morais”, define.

O dono da Noir destacou ainda, que durante a graduação, o profissional aprende regras básicas – como ouvir os dois lados – e toda a técnica do texto jornalístico, mas o quadro atual tem ocasionado uma crise na confiabilidade da notícia.

“A notícia é um serviço público. A pessoa tem que saber a responsabilidade dela. Como hoje qualquer pessoa pode escrever e se autodenominar colunista, jornalista, formador de opinião, influencer, youtuber, você tem esse tipo de problema: a crise na confiabilidade da noticia”, ressaltou.

Gonçalo afirmou também que a atividade de crítico requer bagagem, leitura, conhecimento e vivência.

“Crítica é uma coisa muito técnica e profunda. Para ser um bom crítico, você tem que saber muito daquele assunto, ter um longo histórico. Ninguém pode ser [crítico] com 20 anos de idade, não é preconceito, é que tem que se acumular bagagem, leitura, conhecimento, vivência. Geralmente, o critico se forma crítico, não vira da noite pro dia. A pessoa vai desenvolvendo, conhecendo as coisas e estudando”, explicou.

Ele ressaltou também, que muitas vezes, a opinião ou crítica acerca de algum produto ou serviço  está monetarizada, atrelada ao pagamento de um valor, fator que acaba contribuindo para a crise na confiabilidade do conteúdo.

“Um influencer de moda mostra uma roupa, perfume, cosmético, diz que é maravilhoso. Quantas pessoas sabem que ela tá recebendo o kit e uma grana para dizer aquilo? Não tá dizendo que é bonito porque ela acha, ela tá preocupada em receber para dizer que é bonito. Essa crise está ligada à isso. Essa coisa de criar pessoas despreparadas está tudo nesse contexto, em uma incapacidade de lidar com redes sociais, que são ferramentas maravilhosas, mas acabam aflorando essa faceta muito terrível da pessoas, de banalização da vida”, finalizou.

 

Leia também:

“Eu não acredito”, afirma Gonçalo Jr. sobre aumento de faturamento e vendas de livros em meio à pandemia

Confira a íntegra do podcast:

Muita Informação · M! – GONÇALO JUNIOR

Tags


home

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional