Especialista ressalta importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço
Lucas Gomes, médico do Hospital Aristides Maltez, fala sobre o Julho Verde em entrevista ao Podcast do Portal M!
O Julho Verde, campanha que alerta a sociedade para a importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço, é o assunto deste episódio do Podcast do Portal M!, que traz como convidado o representante da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil) na Bahia e cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Aristides Maltez, o médico Lucas Gomes Silva. Ele alerta para a importância do diagnóstico precoce do problema como forma de elevar chance de cura.
Segundo o especialista, durante o Julho Verde, um dos objetivos é tentar conscientizar a população com relação ao câncer de cabeça e pescoço. Isso porque, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este tipo de câncer é o terceiro em incidência entre os homens, correspondendo a 7,9% dos novos casos estimados. A cada ano, o Brasil tem cerca de 40 mil novos registros desses tumores malignos.
No país, o Inca aponta que o câncer de boca chega a ser o 3º tipo de tumor mais frequente em algumas regiões, ocorrendo sete vezes mais em homens do que em mulheres. Ao todo, são cerca de 10 mil mortes por ano no Brasil, só para os cânceres de laringe e cavidade oral.
De acordo com o cirurgião, o câncer de boca e laringe é o terceiro em incidência entre homens, à frente até do tumor de pulmão. “Então, é um câncer que tem importância grande na saúde pública e precisa ser conhecido, precisamos saber mais sobre ele. Muita gente acaba não sabendo que a língua, por exemplo, pode ter câncer”, explica o médico.
Fatores de risco
Diante deste cenário, o especialista ressalta a importância da prevenção, o que reforça a necessidade de a população estar atenta aos fatores de risco para doença. Segundo ele, entre os mais importantes está o tabagismo, relacionado a 97% dos diagnósticos de câncer de laringe, além do álcool, que também eleva o risco de desenvolvimento da doença.
“Juntando tabagismo e etilismo, a chance de ter o câncer aumenta em mais de 40 vezes. São fatores evitáveis, que precisamos eliminar por completo, mas se pudermos diminuir já é muito importante”, aponta.
O cirurgião de cabeça e pescoço também alertou para o uso do cigarro eletrônico, que está em alta entre os jovens. Segundo ele, embora as pessoas o utilizem como uma alternativa ao cigarro comum, o item pode também causar o câncer de boca ou esôfago.
“Vale ressaltar que ele tem sua comercialização proibida desde 2009 pela Anvisa, então são produtos piratas, não autorizados. Ele é um passo para o consumo de bebidas, cigarros e [gera] outras lesões que podemos relacionar, como feridas na cavidade oral, úlceras, lábio, língua, bochecha, lesões pulmonares pelos componentes. Então não é isento de riscos e perigos”, reforça.
Vacina contra HPV
Outro ponto destacado pelo especialista foi a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), agente infeccioso que tem contribuído para o aumento na incidência da doença em jovens nos últimos anos, em virtude da falta de uso de preservativos na prática do sexo oral.
“O HPV é um vírus causador do câncer de pênis, do canal anal, do colo de útero e também tem esse fator significativo no câncer de orofaringe, amígdala, língua. E um dos fatores que a gente consegue combater o HPV é a vacina, que está disponível no SUS, no calendário vacinal e deve ser aplicada a todas as pessoas elegíveis”, destaca.
Por fim, Lucas também elencou sinais que podem indicar a necessidade de buscar por assistência médica.
“Uma ferida na pele, na boca, um sangramento nasal, um caroço no pescoço, uma rouquidão. São sintomas que, com 15 ou 20 dias sem melhora, é necessário procurar um especialista, que seria o cirurgião de cabeça e pescoço ou o otorrino, que são os profissionais mais ligados a esses tipos de câncer”, orienta.
Confira a íntegra do podcast:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Podcast
Especialista explica como a sociedade pode incluir pessoas autistas
Infectologista aponta riscos da tuberculose e da interrupção do tratamento
Especialista aponta importância de políticas sociais de combate à tuberculose
Insônia pode causar doenças: especialista em Medicina do Sono explica
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional