Especialista aponta fatores de risco para o câncer de próstata
O podcast do Portal M! recebeu o urologista Juarez Andrade que abordou os principais fatores de alerta para a doença e como se prevenir
O Instituto Nacional do Câncer estima que 65,8 mil novos casos de câncer de próstata sejam registrados ao longo deste ano no Brasil, sendo deles 6.130 na Bahia. Ele é o número um em incidência, exceto pelo câncer de pele não melanoma, e o segundo em causa de morte, atrás apenas dos tumores de pulmão. Diante desses números, neste período é realizada a campanha Novembro Azul, voltada para a conscientização quanto ao diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Por isso, o podcast do Portal M! recebeu o médico urologista Juarez Andrade. Dentre os assuntos abordados, o especialista tratou dos fatores de riscos relacionados à doença. De início, ele explicou do que se trata o câncer de próstata e como ele se manifesta.
Segundo Juarez, existem os tumores benignos, que costumam causar dificuldade para o esvaziamento da bexiga, já que ele costuma apertar a uretra, que é o canal por onde a urina sai. Contudo, o câncer de próstata é a modificação da multiplicação celular. De maneira desordenada, as células novas crescem indefinidamente, podendo se disseminar o câncer para outros órgãos. A questão é que, na sua fase inicial, o câncer de próstata é assintomático.
“Os pacientes, na sua maioria, não sentem absolutamente nada. Apenas quando a doença já está avançada, vem os sintomaas. Por isso, é imprescindível a avaliação anual em homens a partir de 45 anos. Um trabalho recente mostrou que negros devem ser avaliados a partir dos 40 anos, pois a doença costuma ser mais agressiva e mais precoce nos negros. É necessária uma atenção especial a pacientes que tiveram casos de câncer de próstata na família”, alertou o profissional.
Além da idade e da questão racial, existe um alerta importante voltado ao histórico familiar. Pacientes que tiveram parentes de primeiro grau acometidos pela doença possuem uma chance muito maior de ter câncer de próstata. Segundo o especialista, existem alguns trabalhos que apontam que obesidade e a alimentação excessiva de gordurosa podem influenciar na incidência da doença, mas isso é difícil de se comprovar.
“O objetivo dessa campanha é de se criar uma cultura da importância da avaliação periódica, de se ter uma atitude preventiva, assim como as mulheres têm. De não deixar nada que possa tomar um corpo expressivo, prejudicando a saúde. Todas as doenças começam com sintomas e malefícios pequenos, com uma fase em que o tratamento é muito mais seguro, de um resultado muito mais interessante e de custo muito menor, em termos de sofrimento. Por isso a gente incentiva tanto a detecção da doença em uma fase mais precoce, para que o tratamento seja o melhor possível”, afirmou.
Ainda de acordo com o médico, quando os sintomas aparecem, são semelhantes aos da doença benigna, que é a dificuldade de esvaziamento da bexiga, possibilidade de sangramento no esperma ou na urina e, muitas vezes, são indícios relacionados com a chegada da doença em outros órgãos, como a dor óssea.
Confira a podcast na íntegra:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Podcast
Especialista explica como a sociedade pode incluir pessoas autistas
Infectologista aponta riscos da tuberculose e da interrupção do tratamento
Especialista aponta importância de políticas sociais de combate à tuberculose
Insônia pode causar doenças: especialista em Medicina do Sono explica
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional