Empresário diz que pandemia ajudou aumentar fluxos produtivo e comercial no agronegócio
Em entrevista ao podcast do M!, Barbosa Leite afirmou que crise também já está trazendo mudanças de hábito que já vinham se manifestando
Empresário do segmento do agronegócio, Barbosa Leite acredita que a pandemia de Covid-19 apresentou um lado positivo para o setor que, este ano, vem registrado bons resultados no campo, a exemplo da safra recorde de grãos, ultrapassando inclusive os Estados Unidos, considerado o maior produtor mundial.
De acordo com ele, em entrevista ao podcast do M!, O que realmente vai impactar, nessa questão do coronavírus, é na mudança de hábito e comportamento por parte dos empresários.
“Nós não paramos. Até porque, no campo, não houve um impacto do vírus no setor pordutivo das lavouras. A safra foi grande, ultrapassou as expectativas e nós chegamos a uma performance interessantíssima, passando os Estados Unidos, um fato histórico. Conseguimos atender todos os contratos de exportação. Na verdade, aumentou o fluxo produtivo e fomentou o fluxo comercial. O processo do agronegócio nunca esteve tão forte e tão exemplar como está agora”, afirmou.
“O que realmente vai impactar nessa questão do coronavírus é na mudança de hábito e comportamento. As grandes empresas perceberam que elas não precisam mais ter escritórios gigantes porque a maioria os executivos podem perfomar o trabalho estando em casa e evitando custos representativos como os de luz, café e água. As grandes multinacionais estão trabalhando desta forma e as empresas diminuindo os seus espaços. Isso vai impactar o mercado imobiliário, que deve se adptar a uma nova conjuntura de apartamentos funcionais, próximo das áreas centrais de trabalho. Vamos ter um espaço muito grande de áreas físicas e escritórios disponíveis dentro desses verdadeiros dinossauros que hoje estão desertos. Os shoppings centers terão de ser repensados também. São espaços gigantescos e que agora se mostram ineficazes”, disse Barbosa Leite.
De acordo com o dirigente, a utilização das tecnologias para a realização de encontros e outras atividades de trabalho, no sistema home office, fará com que as empresas otimizem o tempo delas na busca por soluções.
“Com esse período de pandemia houve um aumento dos negócios e uma mudança de hábito que já vinha se manifestando mas, na verdade, se solidificou a partir dessa questão da pandemia. Todo mundo passou a fazer reuniões virtuais e todo mundo passou a trabalhar remotamente, por videoconferência, utilizando as ferramentas que já existiam. Ocorreu que as pessoas perceberam que a ganharam mais tempo e isso foi acelerando o processo de negociações. Entendo que o mundo vai mudar para a questão do absoluto reinado da internet, o que trará maior rapidez de acesso aos meios de comunicação responsáveis, apesar da força das redes sociais”, comentou o empresário.
Desafios
Ainda ao M!, Barbosa Leite também falou sobre os desafios que terá ao lado do também empresário Alfredo Malafaia, à frente da Confepar, uma união de cooperativas agrícolas do estado do Paraná, além das contendas no Banco de Mercadorias & Futuros da Amazônia (BM&F) e no Fórum de Desenvolvimento e Fomento da Amazônia, onde assumiu recente a diretoria de relações institucionais.
“Me considero um revolucionário do mercado financeiro com a geração de papeis de mercado futuro, sejam eles na pecuária, na agricultura e na mineração (…) Costumo dizer que não precisa ter dinheiro ou estar com o pires na mão. Você tem que ter o embasamento técnico, científico e teconlógico, a vontade de querer fazer e o conhecimento e acesso sobre àquele tema. com isso, você faz a coisa acontecer. O resto a gente consegue através dos derivativos. Todo mundo é magnata e todo mundo é milionário, basta usar a cabeça para produzir dentro das normas e legislações vigentes no mercado financeiro e de mercadorias, as condições necessárias para que aquilo que você faz gere riqueza”, incentivou.
Confira o podcast com o empresário Barbosa Leite clicando no player abaixo:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Podcast
Especialista explica como a sociedade pode incluir pessoas autistas
Infectologista aponta riscos da tuberculose e da interrupção do tratamento
Especialista aponta importância de políticas sociais de combate à tuberculose
Insônia pode causar doenças: especialista em Medicina do Sono explica
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional