Colonoscopia é fundamental no diagnóstico precoce do câncer colorretal e pode salvar vidas

A gastroenterologista Marilia Muricy desmistifica o exame e esclarece o seu papel no rastreamento e até na prevenção da doença


Vixe d-flex me-2
redacao 23/01/2023 08:56 Podcast

Os diagnósticos recentes de câncer colorretal em famosas como as cantoras Simony e Preta Gil – antes, a doença vitimou o ex-jogador de futebol Roberto Dinamite e o Rei Pelé – alertaram a população para os fatores de risco e, sobretudo, para a importância da colonoscopia no rastreamento e diagnóstico precoce da doença. Em alguns casos, o exame pode até prevenir o desenvolvimento deste tipo de câncer.

Convidada deste episódio do Podcast do Portal M!, a médica gastroenterologista Marilia Cristina Ota Nagamine Muricy, que atua no Itaigara Memorial, esclarece os principais aspectos ligados ao câncer de intestino. Ela é formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e fez residência em Cirurgia e em Endoscopia Digestiva.

Para a médica, uma série de fatores da vida contemporânea colaboram no crescimento da  incidência da doença em indivíduos cada vez mais jovens. Os principais são sedentarismo, obesidade, tabagismo prolongado e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e alimentos ultraprocessados.

Sobre a colonoscopia, a gastroenterologista ressaltou que o procedimento é o método consagrado, o padrão-ouro na identificação do câncer colorretal. E não apenas na detecção do câncer, mas também na sua prevenção.

“Esse exame acaba tendo esse estigma muito por conta do preconceito. O procedimento pode ser realizado tanto em ambiente ambulatorial quando com o paciente internado. O colonoscópio é um tubo flexível que tem, na sua ponta, uma câmera que permite a avaliação de toda a mucosa do intestino. O exame, no geral, é feito com sedação para promover conforto ao paciente. Nesse procedimento, encontrando algumas lesões, a gente consegue, pelo próprio aparelho, fazer a biópsia. Então ele permite não só o diagnóstico, como também a terapêutica”, detalhou.

Segundo a médica Marilia Cristina Muricy, a orientação atual é que a primeira colonoscopia seja feita a partir dos 45 anos, tanto para homens quando para mulheres, independente de queixas ou sintomas. Anteriormente, a idade recomendada era aos 50 anos, mas, com o aumento da incidência da doença entre pessoas mais jovens, a orientação foi revista.

Para aqueles que têm histórico familiar deste tipo de câncer, a recomendação é diferente. “Cerca de 30% das pessoas que vão desenvolver o câncer colorretal têm algum membro da família que também foi acometido pela doença. Para esses pacientes, é orientado iniciar a realização da colonoscopia a partir dos 40 anos ou dez anos antes da idade do parente quando teve a lesão – o  que vier primeiro”, esclareceu.

Outro alerta importante feito pela especialista é que este tipo de tumor maligno é silencioso e raramente apresenta sintomas nos estágios iniciais, o que atrasa a visita ao médico e o tratamento.  Em 2022, por exemplo, 75% dos pacientes que receberam diagnóstico de câncer colorretal estavam com o tumor avançado, apontam dados do Radar do Câncer, que usa como base as informações do DataSUS. O cenário reforça ainda mais a importância da colonoscopia de rastreio.

“A maioria dos pacientes com câncer colorretal não possui sintomas na fase inicial da doença. Geralmente, este é um câncer muito silencioso. Os sintomas também independem de onde esteja localizado o tumor, seja do lado direito do intestino ou do lado esquerdo”, ressalta Marilia.

“Um dos sinais de alerta que acaba sendo mais comum é a alteração do ritmo intestinal. Quando um paciente era mais constipado e adquiriu um ritmo mais diarreico sem qualquer motivo, ou mesmo quando o paciente era mais diarreico e passa a ser constipado”, explicou a especialista, que destacou também outros sintomas: sangramento anal, quadro de anemia crônica e emagrecimento sem dieta rigorosa ou motivo aparente.

 

Estatísticas preocupantes

O câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum no Brasil, atrás apenas dos tumores de mama (nas mulheres) e de próstata (nos homens).

De acordo com os dados mais recentes do Atlas da Mortalidade por Câncer, do Inca, em 2020, foram registradas 20.245 mortes por câncer no intestino no Brasil, sendo 9.889 óbitos de homens e 10.356 de mulheres.

 

Leia também:

Câncer colorretal tem incidência cada vez maior entre pessoas jovens

Confira o podcast na íntegra:

Muita Informação · M! – MARILIA CRISTINA MURICY

 

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional