‘As principais ocupações econômicas do país estão nas mãos dos homens’, critica Lídice da Mata
Deputada federal conversou com o Portal M! sobre os desafios das mulheres no mês em que elas são celebradas
Primeira prefeita de Salvador, entre os anos de 1993 e 1996, a deputada federal, Lídice da Mata (PSB-BA), é uma daquelas mulheres que possui um forte e importante histórico de luta pelo igualdade de gênero, seja no Poder Executivo ou Poder Legislativo, este com mais ênfase, já que também foi senadora da República.
Em conversa com o Portal M!, ela falou sobre os principais desafios enfrentados pelas mulheres, no dia-a-dia, em busca de reconhecimento, mas afirmou que há muito a celebrar.
“Tirando a situação da pandemia, com mulheres na frente da luta pela vida, com muitas delas perdendo as próprias vidas, o aumento da violência contra a mulher e perda de renda, temos sim muitas vitórias neste caminho. A luta pela igualdade de direitos que é um caminho longo e dificil (…) mantidas as condições atuais, sem intervenção real para mudar a situação, levaremos até 80 anos pra alcancar a igualdade de gênero do Brasil”, afirmou.
Questionada sobre as dificuldades das mulheres em ascenderem aos espaços de poder, assim como assumirem mais postos no Executivo e Legislativo, ela disse que a falta de suporte financeiro e o machismo na sociedade são alguns dos principais empecilhos a serem vencidos.
“As mulheres são maior parte do eleitorado do país, com 52% dos votantes, mas não conseguem ter mais de 10 a 15% de representação política nas Casas Legislativa. Este é um grande problema que impacta na democracia brasileira. Infelizmente, a decisão política não nos inclui devidamente”, diz
“A dificuldade de ela estar nos espaços de poder se relaciona com a raiz cultural do machismo, que nos coloca, na socidade, pelo cuidado interno, doméstico, das famílias, e pelo cuidado das pessoas. Além disso, somos as menos votadas porque não temos recursos para bancar as campanhas em uma sociedade em que o voto é caro. As principais ocupações econômicas do país estão nas mãos dos homens”, critica.
Política e pandemia
Durante a conversa, ela defendeu a implantação das cotas para eleições legislativas, como uma forma de se chegar a essa igualdade, pelo menos no parlamento. Lídice pontuou que só houve o crescimento de 50% de mulheres nas duas casas por conta de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em que determinou que 30% dos recursos do Fundo Partidário, obrigatoriamente, sejam direcionados para elas.
“Isso foi algo que impactou positivamente no aumento de vagas no parlamento. Defendeu cotas para mulheres no parlamento. Mulheres são capazes e têm o direito de alcançar as mesmas posições que os homens na sociedade”, ratifica.
Com relação ao aumento de casos de violência contra a mulher, a pessebista afirmou que, para mudar esse cenário, é preciso mudar a formação dos jovens e das crianças, principalmente os homens.
“A pandemia tem revelado mazelas da nossa sociedade, a profunda desigualdade no país, principalmente nos níveis mais empobrecidos. O cenário atual gera um estresse nas relações, principalmente na violência de gênero. Os homens estão mais tensos, em casa e acabaram perderam sua renda. A forma de revelar esse estresse se dá na violência contra os filhos, mulheres e vulneráveis. Os feminicídios aumentaram. É preciso mudar a formação dos jovens e crianças, dando limites, que os homens não podem ter tudo, podem perder e que as mulheres são suas propriedades”, afirmou Lídice da Mata.
Confira o podcast completo com a deputada federal, Lídice da Mata (PSB-BA), clicando no player abaixo:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Podcast
Especialista explica como a sociedade pode incluir pessoas autistas
Infectologista aponta riscos da tuberculose e da interrupção do tratamento
Especialista aponta importância de políticas sociais de combate à tuberculose
Insônia pode causar doenças: especialista em Medicina do Sono explica
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional