Após diagnóstico de Anitta, infectologista esclarece que nem todo portador do vírus Epstein-Barr terá esclerose múltipla
Convidada do podcast do Portal M!, Nanci Silva também falou sobre associação com a mononucleose e outras doenças
O vírus Epstein-Barr ou EBV, que é associado à esclerose múltipla, entrou em pauta no último dia 3, quando a cantora Anitta anunciou que foi diagnosticada com ele em um documentário que trata também da relação do agente infeccioso com a esclerose múltipla. Além de ser conhecido como o vírus da mononucleose, o EBV é relacionado ao aumento no risco de outras sete doenças, incluindo lúpus eritematoso sistêmico, esclerose múltipla e diabetes.
Com a repercussão do depoimento de Anitta, muito se especulou sobre o vírus e os seus riscos. Diante disso, o podcast do Portal M! conversou com a infectologista do Hospital Aliança, Nanci Silva. A médica afirmou que não há motivo para alarde e esclareceu que nem todo portador do vírus terá esclerose múltipla.
De acordo com a especialista, é importante ressaltar que a maioria das pessoas que tem o vírus Epstein-Barr não apresenta nenhuma manifestação clínica. Segundo ela, apenas uma pequena parcela dos portadores vai ter sintomatologia pertinente à mononucleose, com um quadro clínico clássico de febre, dor de garganta e amidalite.
A médica ressaltou que, de modo geral, a faixa etária atingida pela mononucleose é jovem, com pessoas de 15 a 25 anos. Contudo, Nanci pontuou que, apesar de grande parte da população possuir o vírus EBV, a maioria não tem indicativos de sintomas nem de doenças.
“Acredita-se que 90% a 95% da população mundial mantém contato com o vírus. Esse tem uma característica peculiar, como outros da mesma família. Ele entra no corpo da pessoa e permanece lá pela vida inteira. O mesmo acontece como o herpes simples 1, herpes simples 2, o Megalovírus, dentre outros. Resumindo, a maioria das pessoas tem contato com vírus, é assintomática e uma pequena porcentagem vai ter a sintomatologia clássica”, esclareceu.
Nanci ressaltou, no entanto, que existem casos atípicos, com pacientes menores de 5 anos, que apresentam quadro de diabetes, de dor abdominal, otite etc. O vírus de Epstein-Barr também é relacionado com meningite, meningoencefalite e com uma série de complicações neurológicas.
Quanto à forma de contágio, a infectologista confirmou que a mais comum delas é através da saliva, contudo, ela pode acontecer de diversas formas.
“A maioria terá o vírus e a maioria não saberá nem de quem pegou esse vírus. A maioria é assintomática. A transmissão do vírus é pela saliva, pois ele pode permanecer nela por semanas em um indivíduo completamente assintomático. Além da saliva, ele também aparece isolado no leite materno, na secreção genital, no sêmen, até na transmissão materno-fetal. Contudo, as outras formas de transmissão não são tão significativas como a transmissão pela saliva. Existem casos que acontecem com a população transplantada, que pode adquirir o vírus por transplante de órgãos”, explicou.
“Quem vai desenvolver as patologias nós não sabemos. Existem diversos fatores juntos, sejam eles genéticos ou autoimunes, que podem ser um desencadeador”, destacou a especialista.
Quanto ao tratamento, a médica afirmou que a mononucleose não pode ser tratada. Ela é uma doença autolimitada, ou seja, na grande maioria das vezes, da mesma forma como ela veio, ela vai embora, sem manifestação. O que podem ser tratadas são alterações que o paciente pode apresentar.
“Se o paciente apresentar algum problema como dificuldade de respirar, nesse caso, ele deve ser internado e fazer uma avaliação médica para ter um diagnóstico. Não temos uma vacina, que seria algo importante, mas a comunidade científica tem buscado”, concluiu.
Confira o podcast na íntegra:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Podcast
Especialista explica como a sociedade pode incluir pessoas autistas
Infectologista aponta riscos da tuberculose e da interrupção do tratamento
Especialista aponta importância de políticas sociais de combate à tuberculose
Insônia pode causar doenças: especialista em Medicina do Sono explica
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional