Vagas temporárias podem ser porta de entrada para o mercado de trabalho
Especialistas do curso EAD em Gestão de Recursos Humanos da Unijorge explicam como aproveitar as oportunidades que surgem no fim do ano e no Verão
Com as festas de fim de ano e período de férias, setores como comércio, serviços, logística e turismo ficam mais aquecidos e muitas empresas contratam trabalhadores temporários para atender o aumento da demanda. Em 2021, a estimativa é que essas contratações cresçam em 20%, em relação a 2020, de acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Assertterm).
Essas vagas são oportunidades para que pessoas que querem retornar ao mercado possam mostrar suas competências e ter uma possível efetivação, além de ser a primeira experiência profissional para muitos.
Para os candidatos que estão em busca de uma chance, a coordenadora do curso EAD de Gestão de Recursos Humanos da Unijorge, Rita de Cassia Nascimento, explica que eles devem ter foco, avaliar o que está sendo requerido para a vaga antes de se candidatar. “É preciso avaliar se a pessoa tem aderência ao que está sendo anunciado, pois um emprego temporário poderá ser a oportunidade de uma nova carreira”, diz.
Sobre os currículos, o professor do mesmo curso, Tadeu Ferreet, esclarece que é importante que o candidato direcione o currículo de acordo com o objetivo e as experiências para a vaga que está se candidatando, evitando informações não correlatas e irrelevantes. “Nessa hora, é fundamental ter o máximo de objetividade, com foco na vaga desejada”, enfatiza.
Antes de assinar o contrato, o trabalhador deve fazer uma avaliação e estar atento às suas particularidades, que são diferentes das do contrato efetivo. “Com a crise financeira, os trabalhos temporários têm crescido muito no Brasil. Esse tipo de contratação tem características específicas e precisa conter as qualificações das partes, descrição detalhada e específica da atividade que será realizada, detalhamento do tempo de vigência com data de início e fim e a remuneração acordada”, explica o professor Tadeu Ferreet.
Trabalhos temporários têm em média 22% de efetivação, segundo estimativas da Assertterm, então, quem busca uma chance de continuidade, deve demonstrar interesse e apresentar uma performance diferenciada, mesmo sabendo que se trata de uma vaga provisória. Para a coordenadora Rita Nascimento, o comprometimento do colaborador é fundamental, prioritariamente, porque ele está cumprindo um contrato e, também, porque esse tipo de trabalho é uma vitrine para que contratantes, clientes e outras pessoas do mercado possam conhecer de forma prática as competências técnicas e socioemocionais do profissional. “Quando estamos comprometidos mostramos que estamos nos dedicando para atender as expectativas da melhor maneira possível e as chances de um bom resultado aumentam consideravelmente “, complementa.
Em relação às empresas, a coordenadora atenta que elas devem garantir ao trabalhador temporário, todas as condições e materiais de trabalho. Exemplos: salários, segurança, higiene e salubridade, dentro de suas dependências ou em qualquer outro lugar ao qual o trabalhador for solicitado. Também devem buscar não só aspectos técnicos, mas também comportamentais nos candidatos a essas vagas. “Estes trabalhadores estarão representando a marca da empresa, tendo contato com seus clientes, então, treinamento, orientação e acompanhamento são fundamentais para a garantia de um bom desempenho”. O professor Tadeu Ferreet destaca outro ponto, que é a preparação da equipe efetiva para receber o candidato temporário, sem distinção ou predileção por um ou outro, afinal, todos são importantes.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional