Usar falso comprovante de pagamento é o golpe mais comum no Brasil

Saiba como se prevenir dos criminosos que atuam online


Vixe d-flex me-2
Ana Paula Ramos 05/09/2021 23:30 Negócios

O falso pagamento lidera a lista de fraudes digitais com 42% dos casos, segundo pesquisa que analisou cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas. Na sequência, estão a falsa venda (25%) e o roubo de dados (23%). 

Os golpes estão cada vez mais frequentes e diversos com o boom de pagamentos online. Na armadilha mais utilizada no país, o fraudador elabora um falso comprovante de depósito, com os dados da vítima, e envia por e-mail ou WhatsApp para finalizar uma transação de venda de um produto.

O vendedor acredita que o valor já foi depositado e entrega o produto. Quando percebe o golpe, o criminoso já sumiu do mapa: ele já está com o produto em mãos e deixa de responder as mensagens.

O levantamento, feito pela OLX, plataforma de compra e venda online, em parceria com a AllowMe, empresa de proteção de identidades digitais, coletou dados de janeiro a junho de 2021. Segundo o estudo, esse golpe gerou um prejuízo estimado de certa de R$ 6 milhões apenas no primeiro semestre deste ano.

O crime costuma acontecer com mais frequência na venda de eletrônicos, que representam 78% dos casos. Celulares aparecem em primeiro lugar (47%) e, em seguida, videogames (19%) e computadores (13%).

 

Perfil do fraudador

Os golpistas são extremamente organizados e não atuam sozinhos. Eles participam de associações criminosas, que se organizam em rede, para criar contas falsas a partir de dados de pessoas reais. Os fraudadores buscam atrair o maior número de vítimas por meio de anúncios, muitas vezes com abordagens realistas.

Há uma ideia equivocada de que as atividades cibernéticas criminosas estão associadas à deep web – parte da internet que não é indexada pelos mecanismos de busca como o Google -, acessada com o navegador Tor. Contudo, a pesquisa mostra que não é bem assim: a cada 10 mil contas falsas criadas, apenas uma é feita a partir do Tor (0,01%) e 14 utilizam caixas de e-mail temporárias (0,14%).

A relação de emails válidos, que vazaram recentemente, é muito superior. Se for considerada uma amostra de mais de 10 mil contas falsas, 173 foram abertas fazendo uso de e-mails comprometidos.

Outro mito é em relação ao horário. Três em cada quatro atividades criminosas ocorrem entre meio-dia e meia-noite. A madrugada, período do dia que muitas pessoas acreditam que os golpes costumam acontecer, corresponde somente a  18%.

 

Veja como se prevenir de golpes

Evitar aplicativos de mensagem – O ideal, segundo as empresas, é negociar sempre pelos chats das plataformas de compra e venda. Isso porque os fraudadores preferem ambientes digitais em que não poderão ser rastreados.

Confirme o depósito pelo aplicativo do banco – Atualmente, é possível conferir o extrato com facilidade. Use esse recurso para se prevenir de furadas.

Entrega do produto após confirmação do pagamento – Essa dica é fundamental: só entregue o produto após ter certeza de que recebeu o pagamento.

Desconfie dos compradores apressados – Segundo o estudo, essa é uma velha tática utilizada para que a pessoa entregue o produto antes da confirmação do pagamento. Siga o processo com calma.

Observe os e-mails – E-mails oficiais da empresa normalmente usam o nome da marca e não informações genéricas. Vale a pena verificar também o domínio: empresas não costumam usar domínios de e-mails gratuitos, como Hotmail e Gmail.

WhatsApp verificado – Empresas também costumam ter o WhatsApp verificado, garantindo mais segurança ao processo de comunicação. Então, se não tiver o selo, redobre a atenção.

 

* Com informações do Portal UOL.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional