Senai CIMATEC inaugura Habitat para Startups com presença de ícones da tecnologia

Novo ambiente colaborativo de inovação da instituição foi lançado na quinta-feira (9)


Vixe d-flex me-2
redacao 10/06/2022 23:00 Negócios

Na última quinta-feira (9), alguns dos maiores ícones das áreas de tecnologia e inovação do país se reuniram durante o CIMATEC Startups Conecta Summit, evento que marcou a inauguração do Habitat CIMATEC Startups, novo ambiente colaborativo de inovação da instituição.

O Gerente Executivo de MPME e Empreendedorismo do Senai CIMATEC, Flávio Marinho, deu as boas-vindas aos participantes e explicou o conceito do novo Habitat.

“O ponto fundamental é trazer diferentes atores – como startups, corporações, investidores, talentos, mentores, órgãos públicos – para promover a inovação de uma maneira muito diferenciada. À medida que a gente consiga se articular, se conhecer e compartilhar informações do conhecimento, nossa capacidade de alavancar a inovação vai ser muito grande”.  

Um bom exemplo de como essa interação vai acontecer foi demonstrado durante o Conecta Summit, que reuniu representantes de cinco grandes empresas para falar sobre “Oportunidades de Conexão com o Futuro”, além de universidades, estudantes, startups e pesquisadores, num ambiente aberto de colaboração.

Da Califórnia, o gerente de relacionamento com desenvolvedor es da Nvidia, Jomar Silva, abriu o painel. Ele apresentou o atual projeto da empresa, de construir uma ferramenta capaz de digitalizar a Terra e mapear os impactos das mudanças climáticas, e falou sobre como a Inteligência Artificial deve ser aplicada para promover soluções de grandes desafios na produção industrial e na sociedade.  A Nvidia integra o ecossistema do Habitat CIMATEC.

“Temos um orgulho enorme da parceria com o SENAI CIMATEC. As empresas que estiverem dentro desse ecossistema do Habitat, incubadas ou aceleradas, e que trabalharem com inteligência artificial, vão ser recebidas de braços abertos e vão contar com todo nossa expertise e com todos os recursos de tecnologia que a gente tem, para ajudá-los a desenvolver soluções que cada vez impactem mais na indústria, nas empresas e na sociedade aqui no Brasil”.

Do Nubank, participaram Matt Swann, CTO Global da empresa e Renan Capaverde, Diretor Sênior de Engenharia. O Nubank, fintech unicórnio brasileira, presente também no México e na Colômbia, tem um hub de tecnologia em Salvador e está desenvolvendo parcerias com o SENAI CIMATEC.

Matt Swann destacou a importância do novo Habitat para a integração de novos talentos. “Iniciativas como o hub de startups do CIMATEC são cruciais para o ecossistema local. Quando você pensa num hub de startups, você atrai jovens talentos, pessoas com grandes ideias. E quanto mais as pessoas se unem, mais sucesso haverá.  Esse sucesso constrói uma comunidade de talentos e produtos que mudam o ecossistema de tecnologia, mudam a vida dos clientes e mudam a Bahia”, disse Swann.

Para o diretor sênior de Engenharia do Nubank, Renan Capaverde, as startups precisam de um ecossistema robusto para conseguir desenvolver resultados de impacto. “As startups nascem com a ideia de resolver um problema do presente com uma solução do futuro. E é muito importante que exista um ecossistema, uma área de suporte, lugares onde se possa ter apoio e inovação. O Nubank acredita muito nesse futuro que o CIMATEC está criando através de parcerias e ecossistemas”.

Gustavo Schiavotelo, engenheiro-chefe de Software e Eletrônica Veicular da Ford, falou da importância das parcerias para o enfrentamento dos desafios pelas startups.

“As startups têm muito desafios e um papel fundamental porque elas são empresas que estão surgindo agora, usando o melhor da tecnologia, com ideias super inovadora, resolvendo problemas reais, e quando elas se juntam e fazem parceria com grandes empresas, as soluções que podem sair são inimagináveis. Então, a gente dá grandes saltos em soluções em tecnologia através das startups”.

Participaram ainda do debate, Paula Puzzi, gerente de Inovação e Sustentabilidade da Suzano Papel e Celulose, Gleverson Lemos, head de Indústria 4.0 da Embraer, e Paulo Rogério Nunes, co-fundador da Vale do Dendê e da AFAR Ventures.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional