Salvador Bahia Airport aposta na alta do turismo no Verão: “A cidade está pronta para receber esse fluxo”, diz Julio Ribas

A Gol passa a voar de 13 para 30 destinos, e a Azul vai colocar 120 aeronaves com voos diários no fim do ano


Vixe d-flex me-2
redacao 06/09/2022 11:23 Negócios

Com o Inverno já de malas prontas para ir embora para dar lugar à Primavera, o Salvador Bahia Airport, administrado pela Vinci Airports, se prepara para receber a alta estação na cidade do dendê. Para o diretor-presidente da empresa, Júlio Ribas, há uma expectativa de maior fluxo entre dezembro e janeiro, quando começam os ensaios para a maior festa de rua do mundo, o Carnaval soteropolitano. 

Na avaliação dele, todos os preparativos e requalificações que Salvador tem recebido no pós-pandemia e durante a crise sanitária vão proporcionar à cidade uma alta significativa do fluxo de turistas, uma vez que a primeira capital do Brasil é tida como um dos três destinos mais procurados durante o Verão no Brasil.

“A cidade está pronta para receber esse fluxo. Foram tantas as requalificações da orla, os equipamentos reabertos como o Museu da Música, as praias, sem contar os ensaios de Verão para o Carnaval de 2023. Eu estou bastante otimista para esse Verão”, afirmou Julio Ribas, em entrevista com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, no programa Nova Manhã da rádio Nova Brasil FM desta terça-feira (6). 

Ao falar de fluxo de turistas, não há como não lembrar do Aeroporto Internacional de Salvador, que já recebeu mais de R$ 700 milhões em investimentos e foi considerado o mais sustentável do Brasil.

Ribas falou que o equipamento foi reorganizado e requalificado, sempre pensando no conforto do passageiro e, não somente para a temporada, mas para fomentar o turismo doméstico e de negócios na capital baiana, a GOL fez de Salvador seu novo centro de conexão (hub) alavancando de 13 para 30 destinos. 

“Hoje a Gol voa para 30 destinos e, antes da pandemia, eram 13. Hoje somos muito conectados. Isso significa destino e origem permitindo que mais pessoas tenham voos diretos para vir à Salvador para atividade turística ou de negócios”, disse Julio Ribas, explicando ainda que a manobra só foi concluída agora por conta da pandemia – o processo já estava em negociação desde o final de 2019. 

Com a eclosão da pandemia em escala mundial, os aeroportos foram um dos primeiros serviços a serem interrompidos para barrar a proliferação do vírus da Covid-19 de um país para o outro. Com isso, segundo explicou Ribas, em Salvador, o fluxo foi reduzido a menos do que 5%. 

Se por um lado, o processo de remanejamento da malha aérea, que levaria algum tempo, foi acelerado, por outro, a crise gerada pela falta de passageiros, atrelada às atuais condições como alta na inflação, preço do petróleo e do dólar americano, fizeram o preço das passagens subir em disparada.

“Então,ainda que tenha sido uma tragédia, o efeito colateral positivo da pandemia, se é que podemos colocar desta maneira, foi a remontagem da nossa malha. Hoje a nossa malha tem mais qualidade do que na pré- pandemia”, disse Ribas. 

“Sobre os preços, esse susto não está reduzido ao preço da passagem aérea, até mesmo porque na pandemia a gente deixou de frequentar restaurantes, por exemplo. Hoje, quando eu vou com meus filhos e quando vem a conta, é um susto, e a cada conta é um susto”, pontuou.

“Se a gente vai num supermercado, a gente paga R$ 15 por um quilo de tomate e isso era uma coisa impensável. Então, em geral, os preços aumentaram, a inflação foi grande, se há derivados de petróleo as coisas pioram mais ainda, como no caso das companhias aéreas. Então, não está fácil para eles também, uma vez que não estão com a frota plena. À medida que forem colocando mais aeronaves haverá uma economia de escala”, acrescentou o diretor-presidente do Salvador Bahia Airport.

 

Novas rotas e voos diários da Azul

Com a mira voltada para o calor da Bahia e as festas de final e de início de ano, além da Gol que remonta sua estratégia, a companhia aérea Azul vai disponibilizar 120 novos voos diários a partir de dezembro, de acordo com Julio Ribas. 

“Temos novos e velhos conhecidos retornando. A TAP Air Portugal, agora em outubro, volta com frequência de seis voos semanais para Lisboa. A Air Europa, em dezembro, retorna com dois voos semanais para Madri. A Gol, no final do ano, vai ter um voo semanal para Argentina. A Aerolíneas Argentinas tem quatro voos semanais e também espero que voltemos a ter voos diários e ela está indo num bom caminho. Teremos mais dois voos para Fortaleza com a Latam diários”, explicou.

“Temos voos agora para todas as capitais do Sul, Nordeste e Centro-Oeste. Em outubro, a Gol vai colocar voos para Lençóis, Teixeira de Freitas. Teremos também para Ribeirão preto e uma série de localidades no interior de São Paulo e para Fortaleza”, emendou o gestor do equipamento.

 

Confira a entrevista na íntegra:

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional