Retrospectiva 2023: varejo digital registra crescimento médio de 19%
Este ano, cenário foi transformado pela digitalização e adaptação às demandas do consumidor
O cenário varejista em 2023 foi marcado mudanças significativas, revelando uma adaptação contínua às demandas do consumidor e às inovações tecnológicas. A digitalização desse setor desempenhou um papel crucial, aprimorando a eficiência e a fluidez na experiência de compra.
Destaque notável foi o setor de fast-food, onde o autoatendimento não apenas reduziu filas, mas também agilizou as transações, estabelecendo-se como um diferencial de negócios.
Segundo Guga Schifino, diretor de Novos Negócios da Linx – empresa especializada em tecnologia para o varejo dentro do grupo StoneCo -, a utilização da ferramentas tecnológicas foi e continuará sendo essencial para a evolução do varejo.
“Os números da Linx e da Stone mostram que as empresas que utilizam tecnologia têm um desempenho melhor. Neste ano, as boas práticas evoluíram dois cenários, começando pelas as marcas que conseguiram conversar com os seus clientes e aquelas que conseguiram usar ferramentas tecnológicas para retirar a fricção e antecipar ou se preparar para atender à demanda no momento que ela surge”, destaca Guga.
Já Tiago Mello, CMO e CPO da Linx, apresentou dados que revelam a importância do relacionamento com clientes por meio de programas de fidelidade, com taxas que superaram as expectativas em comparação a períodos anteriores.
“A digitalização do negócio, permitindo uma atuação unified commerce, e o cashback ajudaram a destravar receita. Tem varejista chegando a crescer 60% a mais por conta das ferramentas de cashback, ou seja, 60% dos clientes voltam para comprar outro produto, a média no mercado é de 21%”.
Para o CMO e CPO da Linx, enquanto o varejo físico enfrentou desafios no primeiro semestre, o varejo digital terá um crescimento médio de 18% a 19% em 2023.
A Black Friday, gerenciada pelas soluções da Linx, registrou um aumento de 38% de transações, sinalizando uma recuperação na reta final do ano. A transição do varejo para um ambiente unificado, onde não existem mais distinções entre canais físicos e online, é o caminho mais viável para os próximos anos.
Influência das redes sociais
Em 2023, houve também a forte influência das novas gerações em diferentes aspectos, como em estratégias de marketing e posicionamento das marcas. As redes sociais desempenharam um papel fundamental para viralizar campanhas, incluindo parcerias de sucesso.
Para Guga Schifino, em 2024, a tendência é que as parcerias entre as marcas continuem, inclusive de grifes de luxo, tendo como base ações em redes sociais apoiadas por influenciadores digitais.
“Hoje, 98% da Geração Z – população com menos de 27 anos – já admitem que são influenciáveis e que, se uma pessoa que admira indicasse o produto, eles comprariam. Há estudos que comprovam que somos influenciados a todo momento por outros consumidores. Por outro lado, no Brasil, temos 210 milhões de habitantes e 20 milhões de pessoas que se autodefinem como criadores de conteúdo. E o que muitas marcas não sabem é que a chance de um microinfluenciador gerar venda ou causar algum impacto positivo é três vezes maior do que um influenciador mais conhecido”, complementa Tiago Mello.
Já relação aos avanços tecnológicos, Guga Schifino acredita que o metaverso ainda não se popularizou como previsto, mas isso deverá acontecer em breve.
“Tanto o metaverso quanto a web 3.0 são temas de difícil gestão não só para o varejista, mas para as pessoas em geral, porém são inexoráveis. Sobre Inteligência Artificial, outro assunto constantemente em pauta, precisamos entender que o segredo da ferramenta não são as respostas. O segredo do sucesso da Inteligência Artificial está nas perguntas. Quem souber fazer as perguntas corretas terá os melhores resultados”, finaliza.
Leia também:
Ventilador e ar-condicionado são itens mais buscados no e-commerce neste Natal
Petrobras ‘voltou’ em 2023 e avançará com equilíbrio em 2024, diz Prates a funcionários
Petrobras inicia perfuração do poço de pitu oeste, na Margem Equatorial, em busca de óleo e gás
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional