Presidente do Lide Futuro explica mudanças que pandemia impôs no setor empresarial

Pedro Dornas acredita que um comércio estabilizado e novos negócios acontecendo, as coisas devem voltar ao normal o mais breve possível


Vixe d-flex me-2
redacao 29/06/2022 16:29 Negócios

A pandemia de Covid-19, que assolou o mundo em 2020 e 2021, causou também a falência de muitas empresas. Aquelas que conseguiram atravessar o período de crise sanitária, se adaptaram ou, simplesmente, repaginaram a forma de operar, como explica o presidente do Lide Futuro Bahia, Pedro Dornas.

“Muitas empresas funcionavam no ambiente offline ou fora da internet e essa migração fez com que muitos negócios prosperassem e outros se adaptaram para poder ter também  essa possibilidade de crescimento dentro da pandemia”, disse Pedro, na manhã desta quarta-feira (29), durante entrevista com o editor chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, no programa Nova manhã da rádio Nova Brasil FM.

“É certo dizer que, quando a vacinação chegou aqui no Brasil, a gente teve uma flexibilização e as pessoas voltaram aos centros e ruas comerciais. O que isso mostra que o trabalho do empresário, aliado à ciência e aliado ao trabalho de um governo sério, a gente consegue ter bons frutos”, acrescentou Dornas.

Com a chegada da vacina para barrar o avanço da Covid, aos poucos, a vida foi retornando a sua normalidade. Com a retomada da economia no pós-pandemia, mas com a desaceleração e recessão no cenário internacional marcado pela guerra da Rússia na Ucrânia, o Brasil tem seguido na contramão. Nesta terça-feira (28), o ministro da Economia, Paulo Guedes, apontou um crescimento de 2% ainda em 2022, e de 3% a 4% nos anos subsequentes.

Embora muitas empresas estejam ansiosas pelo cenário político do país que será definido em outubro deste ano, Pedro Dornas disse que, mesmo não podendo controlar a política, é possível gerir o futuro das empresas e contribuir cada vez mais para o crescimento econômico.

“Os números mostram que o Brasil vem respondendo bem economicamente. É um pouco abaixo do esperado, mas respondendo bem economicamente. Eu acredito que um comércio estabilizado e as pessoas voltando ao normal e novos negócios acontecendo, as coisas vão voltar ao normal o mais breve possível. Nós não temos como prever o futuro político, isso é um fato, mas temos como controlar as nossas empresas, trazendo sempre as melhores práticas e ferramentas para que os negócios deem certo”, disse.

Investimentos em startups caem em 2022

De acordo com o relatório da SlingHub, o ecossistema de investimentos em startups apresentou uma desaceleração em abril deste ano, marcando encolhimento de 35% e de 12% em março, se comparado aos mesmos períodos em 2021. O Brasil, que detém cerca de 70% das empresas na América Latina, concentra um volume de 46% dos investimentos. Ao todo, 61 startups brasileiras captaram um total de US$ 383 milhões.

Pedro analisa o cenário como um tipo de amadurecimento do setor empresarial, uma vez que é preciso ter um direcionamento sobre o que fazer e para que fazer um determinado produto. 

“Nos últimos dois a três meses temos passado por um momento inédito nessa parte de investimentos em empresas de tecnologia. Temos tido uma diminuição de investimento neste setor porque mostra que, quando a gente quer criar um negócio de sucesso, temos que saber o propósito daquilo que as pessoas estão querendo. Saber para que aquilo vai ser utilizado. Simplesmente para ter uma empresa que vai crescer muito e dar lucro ou uma empresa que vai crescer e, no linguajar da tecnologia, queimar caixa”, explicou.

“Então, o investimento diminuiu, porém existe investimento no mercado que busca também as startups que fazem sucesso dentro do ecossistema. O que quero dizer com o sucesso é que tenham um propósito alinhado junto com a população. Eu acredito muito nessa conciliação de fatores”, emendou.

 
Confira a entrevista na íntegra:
 

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional