Presidente do Lide Futuro explica mudanças que pandemia impôs no setor empresarial
Pedro Dornas acredita que um comércio estabilizado e novos negócios acontecendo, as coisas devem voltar ao normal o mais breve possível
A pandemia de Covid-19, que assolou o mundo em 2020 e 2021, causou também a falência de muitas empresas. Aquelas que conseguiram atravessar o período de crise sanitária, se adaptaram ou, simplesmente, repaginaram a forma de operar, como explica o presidente do Lide Futuro Bahia, Pedro Dornas.
“Muitas empresas funcionavam no ambiente offline ou fora da internet e essa migração fez com que muitos negócios prosperassem e outros se adaptaram para poder ter também essa possibilidade de crescimento dentro da pandemia”, disse Pedro, na manhã desta quarta-feira (29), durante entrevista com o editor chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, no programa Nova manhã da rádio Nova Brasil FM.
“É certo dizer que, quando a vacinação chegou aqui no Brasil, a gente teve uma flexibilização e as pessoas voltaram aos centros e ruas comerciais. O que isso mostra que o trabalho do empresário, aliado à ciência e aliado ao trabalho de um governo sério, a gente consegue ter bons frutos”, acrescentou Dornas.
Com a chegada da vacina para barrar o avanço da Covid, aos poucos, a vida foi retornando a sua normalidade. Com a retomada da economia no pós-pandemia, mas com a desaceleração e recessão no cenário internacional marcado pela guerra da Rússia na Ucrânia, o Brasil tem seguido na contramão. Nesta terça-feira (28), o ministro da Economia, Paulo Guedes, apontou um crescimento de 2% ainda em 2022, e de 3% a 4% nos anos subsequentes.
Embora muitas empresas estejam ansiosas pelo cenário político do país que será definido em outubro deste ano, Pedro Dornas disse que, mesmo não podendo controlar a política, é possível gerir o futuro das empresas e contribuir cada vez mais para o crescimento econômico.
“Os números mostram que o Brasil vem respondendo bem economicamente. É um pouco abaixo do esperado, mas respondendo bem economicamente. Eu acredito que um comércio estabilizado e as pessoas voltando ao normal e novos negócios acontecendo, as coisas vão voltar ao normal o mais breve possível. Nós não temos como prever o futuro político, isso é um fato, mas temos como controlar as nossas empresas, trazendo sempre as melhores práticas e ferramentas para que os negócios deem certo”, disse.
Investimentos em startups caem em 2022
De acordo com o relatório da SlingHub, o ecossistema de investimentos em startups apresentou uma desaceleração em abril deste ano, marcando encolhimento de 35% e de 12% em março, se comparado aos mesmos períodos em 2021. O Brasil, que detém cerca de 70% das empresas na América Latina, concentra um volume de 46% dos investimentos. Ao todo, 61 startups brasileiras captaram um total de US$ 383 milhões.
Pedro analisa o cenário como um tipo de amadurecimento do setor empresarial, uma vez que é preciso ter um direcionamento sobre o que fazer e para que fazer um determinado produto.
“Então, o investimento diminuiu, porém existe investimento no mercado que busca também as startups que fazem sucesso dentro do ecossistema. O que quero dizer com o sucesso é que tenham um propósito alinhado junto com a população. Eu acredito muito nessa conciliação de fatores”, emendou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional