Presidente da Fieb pede urgência na chegada de incentivos do governo para impulsionar indústria
Carlos Henrique aborda a necessidade de reformas, destacando que a atração de empresas como a BYD tem impacto positivo no desenvolvimento da Bahia
Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, o novo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, discutiu os desafios enfrentados pelo setor industrial na Bahia no atual ambiente de negócios. Ele enfatizou a necessidade de incentivos e de uma abordagem mais sensível por parte do poder público para impulsionar o desenvolvimento da indústria no estado.
“Da porteira para fora, no ambiente de negócios, temos vários desafios, como a questão da taxa de juros. Precisamos ter uma taxa de juros mais civilizada para um ambiente de transformação. Com a taxa de juros que temos ao final desse processo, enfrentamos um carregamento de custo financeiro absurdo”, frisou o presidente.
Questionado sobre outros gargalos que afetam o setor da indústria na Bahia, o presidente ressaltou a urgência da reforma tributária, destacando a complexidade que envolve a capitalização de impostos sobre impostos em diversos elos da produção.
“O setor industrial aguarda com muita ansiedade a finalização da reforma tributária, que vai tirar essa capitalização que vai do insumo original até o produto acabado. Mas é importante que a gente tenha infraestrutura necessária para fazer com que os insumos cheguem na fábrica e para que os produtos saiam da fábrica e cheguem no mercado”, completou.
Para Carlos, o lado externo das empresas é extremamente importante, ainda mais diante do cenário em que os governos têm dificuldade em atrair investimentos a partir de um incentivo fiscal. “É preciso que trabalhem esses gargalos para que reduzam esses custos, chamados ‘custo Brasil’, e favoreça a existência de investimentos, principalmente no setor industrial“, ponderou.
Novas indústrias
Sobre novas indústrias que chegaram à Bahia, como a greentech BYD, maior fabricante de veículos de energia limpa do mundo, o presidente da Fieb analisou o impacto positivo da tecnologia que veio para posicionar o estado baiano no cenário nacional do desenvolvimento.
“O Brasil é um país que sua industrialização teve um marco importante na indústria automobilística. A Bahia, por sua vez, ao trazer a Ford, passou a fazer parte desse mercado, porém, a saída da Ford gerou uma lacuna. A chegada da BYD tem um algo a mais, sendo uma empresa mais contemporânea do ponto de vista da matriz energética, dos seus produtos. Estamos saindo do combustível fóssil para o elétrico, então ela vem substituir uma lacuna que tinha por uma indústria mais atual”, refletiu.
Carlos Henrique dividiu suas expectativas sobre a montadora chinesa BYD: ele acredita que a empresa trará desenvolvimento também aos segmentos vinculados à indústria automobilística, como o setor de peças e acessórios.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional