Presidente da Fenafisco defende reforma tributária no Brasil: “Os pobres pagam mais impostos”

Charles Alcantara falou ainda sobre o Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Conafisco), que está acontecendo até quarta-feira, em Costa do Sauípe


Vixe d-flex me-2
redacao 07/11/2022 11:34 Negócios

A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) realiza a 19ª edição do Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Conafisco), em parceria com o Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz). O evento que começou neste domingo (6) e encerra nesta quarta-feira (9), está sendo realizado no complexo hoteleiro de Costa do Sauípe, onde reúne cerca de mil fiscais de todo o Brasil, sendo mais de 100 da Bahia.

Em entrevista nesta segunda-feira (7) com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, no programa Nova Manhã, da rádio Nova Brasil FM, o presidente da Fenafisco, Charles Alcantara, falou sobre a importância do congresso nos momentos atuais do país.

“O tema da tributação e reforma tributária dos impostos é um quesito central e decisivo. É preciso que haja uma reforma tributária no país, de modo que tenha uma redução da tributação sobre o consumo que sobrecarrega os mais pobres e os assalariados. No Brasil, é importante dizer que, quem paga mais imposto é o pobre e quem vive de salário. Os magnatas, aqueles proprietários de grandes fortunas e de altas rendas, pagam muito pouco ou então não paga nenhum imposto no país”, destacou Charles.

No encontro, os trabalhadores do fisco vão debater temas como a possibilidade de reforma do sistema tributário, os desafios da fiscalização, sonegação fiscal, a defesa da administração tributária e da justiça social e do Brasil.

Para o presidente da Fenafisco, o formato ideal de uma mudança no sistema tributário no país seria a redução de carga de impostos para a classe mais pobre.

“A Fenafisco tem defendido umas das formuladoras dos estudos da reforma tributária solidária que nós lançamos no ano de 2018, e que temos oferecido a sociedade brasileira como alternativa. Nesses estudos, propomos uma redução da carga dos impostos de consumo, na qual essa redução deve ser compensada pelo aumento da tributação da renda e do grande patrimônio. Se formos analisar, no Brasil, quem possui um carro popular paga IPVA, e quem tem carros de luxo, não paga nada.”

Questionado sobre os impostos presssionados pelo custo da máquina do estado, o que acaba inviabilizando possíveis mudanças tributárias, Charles Alcantara afirmou que o sistema tributário no país é injusto devido não levar em conta a capacidade contributiva de cada indivíduo na sociedade.

“A carga tributária é alta para os pobres, para os magnatas [ricos] são muito baixas, o que se torna injusto. A carga tributária brasileira não valoriza e não leva em conta o que é mais importante na hora de tributar essas pessoas. Temos um elemento chamado capacidade contributiva, e as pessoas no momento da tributação devem observar e atenderem essa capacidade. O sistema tributário brasileiro é injusto por isso, porque não leva em conta essa variável, é preciso ajustar e mudar a composição da carga tributária”, finalizou.

*Confira a entrevista na íntegra:

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional


Vixe