Presidente da CNI destaca potencial do Brasil na transmissão energética e aponta gargalos para fortalecimento do setor

Fatores como a alto custo do financiamento, do capital e da energia repassada aos consumidores, no entanto, reduz a competitividade no país


Vixe d-flex me-2
redacao 13/04/2024 18:00 Negócios
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, é otimista ao falar sobre o potencial do Brasil na transmissão energética mundial. No entanto, ele aponta os diversos gargalos para o fortalecimento do setor. 
 
Durante evento da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), que está completando 20 de atuação e  celebrou o marco e as ações voltadas para o setor florestal, Alban falou que o momento é propício para a indústria. Ele destacou, dentre outros aspectos, um respiro no setor automobilístico que, estava em baixa.
 
“Eu sempre faço essa analogia: a indústria está na mesa, ou seja, nunca se falou tanto de indústria. Estamos falando de uma nova política industrial, estamos falando de algo que começou com uma suposta liquidação de automóveis, que foi cerca de oito meses atrás. Ela se transformou em um projeto e hoje nós temos, de fato, um setor que estava quase desesperançoso, que é o setor automotivo, com investimentos programados de mais de R$ 110 bilhões”.
 
Ricardo Alban também destacou ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra., o seu desejo de fortalecer outros aspectos do setor industrial do Brasil, ressaltando as suas articulações com o vice-presidente do Brasil e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil Geraldo Alckmin.
 
“Nós estamos trabalhando muito forte com o (vice-presidente Geraldo) Alkimin para que a gente possa construir também outras rotas, como a rota e a cadeia produtiva do aço, a cadeia produtiva petroquímica, que nos diz tanto respeito… eu acho que estamos em um momento instigante, que podemos estar construindo e fazendo isso à várias mãos”.
 
Segundo o presidente do CNI, diante do trabalho realizado em conjunto com o Ministério, o próximo passo é fazer um acompanhamento do setor e, após isso, construir uma política de estado industrial.
 

Brasil em alta

Atualmente, o Brasil tem configurado, segundo apontou Ricardo Alban, a lista dos mais requisitados mundialmente para demandas ligadas à transmissão de energia. Mesmo ainda não liderando o mercado, o país se mostra promissor e chama a atenção de grandes potências mundiais.
 
“O potencial é nosso. Nós temos, de qualquer sorte, alguns movimentos das cadeias globais com o México, os Estados Unidos, temos a China com muito apetite de mercado, principalmente sul-global… nós estamos trabalhando. Tem toda a parte de transmissão energética que está sendo programada, tem a parte do legislativo para ser abordada, mas estamos exercendo, no máximo possível, e até mesmo o impossível, essas convergências para que a gente possa aproveitar esse momento e realmente ter uma retomada da indústria brasileira”.
 
Mesmo com a demanda energética brasileira em alta, o presidente da CNI informou que o país possui também algumas questões que dificultam a sua competitividade, como o custo do financiamento, do capital e o custo de energia.
 
“Nessa logística nós temos também o custo do financiamento, o custo do capital aqui no Brasil é absurdamente caro. Tira grandes vantagens competitivas. Nós temos a energia. Quem tem acesso ao mercado livre já tem um custo de energia mais baixo, mas a energia mesmo, no dia a dia, o custo é absurdamente alto. Nos custa muito pouco na produção de energia, mas chega ao consumidor muito caro. Nós temos o problema do gás, mas estamos caminhando. Desafios não faltam, mas vontade de enfrenta-los também não falta”, disse Alban ao Portal M!.

 

Leia também:

Geraldo Jr. reage a Bruno e diz que Salvador é “ausente” nas políticas de prevenção aos efeitos das chuvas

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional