Paulo Guedes alerta: vacinação em massa é decisiva para a recuperação econômica
Ministro da Economia garante que Governo Federal procura todos os laboratórios que produzem imunizantes contra a Covid-19
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a vacinação em massa é decisiva para a recuperação do Brasil , pois só a vacina permitirá uma retomada consistente da economia. “A volta segura ao trabalho é importante, e a vacinação em massa é decisiva”, reforçou.
O ministro também criticou aqueles que dizem que o governo não está preocupado com a vacinação. Segundo ele, todos os laboratórios estão sendo procurados e ele se colocou como “testemunha do esforço de logística que está sendo feito”.
“O Brasil está tentando comprar realmente todas as vacinas. A crítica de que teríamos ficado com uma vacina só não cabe. Tem gente subindo em cadáver para tentar fazer política e isso não é bom”, advertiu, sem citar nomes.
Em coletiva realizada nesta segunda-feira (25), a respeito da arrecadação federal em 2020, o ministro também voltou a dizer que enxerga a recuperação econômica em “V”.
Guedes acredita que a arrecadação de impostos e contribuições federais mostra que a recuperação já é uma realidade. E isso apesar do número ter sido o pior valor anual desde 2010. No total, o governo recebeu R$ 1,479 trilhão.
“A queda da arrecadação foi bem abaixo do que estava previsto no início do ano pelos economistas brasileiros”, diz Guedes. “Todo mundo previa resultados muito piores do que os que vieram”.
O ministro destacou que a arrecadação em janeiro de 2019 foi a maior desde 2007. “Estávamos começando a decolar quando fomos atingidos pela pandemia”.
Perda de empregos
O titular da Economia também voltou a afirmar que o Brasil não deve registrar queda de empregos, pelo menos nos formais.
“Este ano, com uma recessão maior do que em 2015 e 2016, acredito que vamos confirmar que perdemos zero empregos”, disse ele. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) serão divulgados na próxima quinta-feira (28).
O problema é que a taxa de desemprego segue em viés de alta. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego no Brasil foi de 14,3% no trimestre encerrado em outubro. O percentual caiu em relação ao apresentado no mês anterior (14,6%), mas continua sendo um dos mais altos da história.
E essa diferenciação entre os dois dados acontece porque o Caged tem uma base de dados que identifica as informações dadas pelas instituições empregadoras de contratações e demissões. No acumulado do ano, verifica-se a geração de 227.025 novos postos de trabalho formais.
Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), traz um termômetro também das pessoas que estão buscando emprego. A pesquisa é feita para acompanhar as flutuações no curto, médio e longo prazos da força de trabalho e enxerga além dos números frios. Nesse caso, são 14,1 milhões de desempregados.
* Com informações da CNN Brasil.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional