Pandemia faz microempreendedores se reinventarem
Mais de 90 mil novas empresas foram registradas no Sebrae no último ano
A pandemia da Covid-19 mudou os rumos da economia e a vida dos brasileiros no último ano. Milhões de pessoas perderam o emprego e tiveram que se reinventar para se manter no mercado de trabalho.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE informou ao Portal M!, que há no Brasil, cerca de 13,4 milhões de desempregados registrados neste período de pandemia, 800 mil a mais que 2019. Já a Bahia registrou 1.272 milhão de desempregados no mesmo período.
Com as regras de distanciamento social e decretos, necessários para conter o avanço da doença, muitas lojas fecharam sua portas. Por outro lado, para sobreviver à crise e se adequar a uma nova realidade, o mercado para os microempresários aumentou.
Segundo dados informados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae ao Portal M!, foram registradas, até o mês de fevereiro de 2021, 623.752 novas microempresas (MEI). Neste mesmo período, em 2020, mês antes da pandemia, 526.870 microempreendedores tiveram registros no MEI.
Dentro deste cenário, o Portal M! traz duas histórias que mostram como os brasileiros atravessaram o ano, aproveitando as oportunidades e superando a pandemia.
Eva Rosa Carreira
Com nove anos de especialização em Master em Pigmentação, a artista plástica especializada em micropigmentação e microblanding, Eva Rosa Carreira, diz ter “surtado”, com o advento da Covid-19.
“Eu tinha meu estúdio que funcionava em um shopping na Pituba e quando os shoppings fecharam, por causa da pandemia, surtei. Pagando aluguel e sem receber, fechei o negócio em maio e tive que me reinventar”, disse ao M!.
Reconhecida no mercado, a Pigment Make Up – PMU resolveu atender nas residências das clientes, confiante na retomada das atividades. Mas, a logística era outro entrave para atender a grande gama de clientes.
“Como tenho uma demanda muito alta de clientes, fiquei preocupada por conta da logística. Além disso, tive dificuldades com a entrega do material, que trabalho de qualidade alta, e não vende aqui em Salvador”, explicou.
Eva disse ainda, que com o aumento dos índices de infecção, a solução foi ajustar sua própria residência para atendimento, utilizando todas as medidas de proteção e biossegurança.
“Fiz o investimento com todos os itens de proteção. Hoje, o fluxo de atendimento aumentou, mas ainda é de 50%, em relação a 2019”, comentou.
Com a pandemia, houve também o aumento da concorrência, mas Eva alertou para o famoso jargão do “bom e barato”, tendo inclusive que capacitar sua companheira, Terse Carreira, para trabalhar com despigmentação.
“Muitas pessoas começaram a baixar o valor inexplicavelmente. Não tem como. Tive que capacitar minha companheira para trabalhar com despigmentação, porque começaram a fazer um mau trabalho e agora estamos consertando para depois fazer o certo”, alertou.
“Espero que as coisas normalizem e que os profissionais se capacitem e tenham responsabilidade, por que nosso trabalho é em cima da autoestima, da beleza, do bem estar, expectativa e não pode se pensar somente no dinheiro”, concluiu.
Vânia Nascimento
De recepcionista de hospital para ter seu próprio negócio. Apesar da pandemia do coronavírus, a empresária Vânia Nascimento entendeu que precisava melhorar sua vida financeira e investiu em cursos. Ao lado das duas filhas, encontrou no ramo de bronzeamento a melhor alternativa.
“Fiz um planejamento e consegui montar o negócio. Saí do hospital em setembro do ano passado, após retorno das férias. Investi tudo que tenho e, apesar da segunda onda da Covid-19, ainda acredito”, disse ao M!.
Sem poder funcionar, em virtude do decreto estadual, Vânia diz que o momento é difícil e espera que a retomada das atividades seja breve.
“Se permanecer nessa dificuldade terei que procurar alternativas, ainda conto com o apoio de familiares e também com algumas depilações e fazendo alguma sobrancelhas”, explicou.
A empresária lamentou o início da segunda onda da infecção do coronavírus, justamente no momento de crescimento do negócio.
“Estávamos no fim da primeira onda, tudo funcionando, vacina chegando, aumentando o número de clientes e com a expectativa do sucesso”, disse.
Apesar da crise, Vânia Nascimento não pretende abandonar o negócio e planeja agregar mais serviços.
“Minhas filhas fazem design de sobrancelhas e depilação e estou investindo em bronzeamento a jato, que não depende necessariamente do sol. Acredito muito no segmento da beleza. As mulheres gostam de estar bonitas e a autoestima é fundamental. Quero colocar o máximo de serviço no meu espaço”, concluiu.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional