Origem Week e o Chocolat Festival movimentam cena gastronômica em Salvador

Programação segue até domingo, no Centro de Convenções, na Boca do Rio; entrada é gratuita mediante entrega de 1kg de alimento não perecível


Vixe d-flex me-2
redacao 16/03/2024 14:30 Negócios

A terceira edição do Origem Week segue movimentando os setores de gastronomia, negócios e turismo com uma extensa programação no Centro de Convenções, em Salvador. A segunda noite do evento, nesta sexta-feira (15), foi marcada pela presença expressiva do público, que pôde conhecer e degustar uma gama de produtos de diferentes regiões do Estado através dos mais de 200 expositores cadastrados. Palestras e cookingshow completaram a grade de atrações da feira que abriga a 35ª edição do Chocolat Festival.

O Origem Week e o Chocolat Festival estimam receber cerca de 20 mil visitantes até domingo (17), gerando uma receita de R$ 5 milhões em negócios. A entrada é gratuita, mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível, que será doado para a campanha Bahia Sem Fome.

As estrelas do dia foram os chefs, que trouxeram para os espectadores a experiência de vivenciarem a rotina de uma cozinha profissional. A chef Dani Façanha abriu as atividades com o “Siri em Três Versões”, com novas possibilidades de se preparar o fruto do mar.

“Todo mundo faz o siri em casquinha e gratinado e eu quis mostrar uma outra versão, mantendo sua simplicidade mas mudando a forma de apresentação, usando a regionalidade. Preparei uma salada de siri com coco verde e molho à base de mel de cacau, mini hambúrguer de siri com molho de chocolate e a tapioquinha hidratada com dendê de com recheio de moqueca de siri”, disse. 

A chef angolana, radicada na Bahia, Dona Dolores, apresentou o “Camarão ao Molho Calulu”, um prato típico de sua terra natal. “O Calulu é uma comida que traz muito afeto e une a Angola e a Bahia”, celebrou a chef. Já o chef baiano Jônatas Bomfim reinventou uma iguaria popular ao incorporar o cacau no Bobó de Camarão. “Estou honrado em poder representar a comida raiz da Bahia neste evento tão importante. Fiquei feliz com a presença dos produtores da agricultura familiar”, disse.

Atração mais aguardada, a chef argentina Mariana Corbetta ensinou os visitantes a prepararem Ovos de Páscoa e bombons com licor regional. Veterana no Chocolat Festival, Corbetta celebrou a ligação dos países através da gastronomia.

“Eu adoro mesclar a gastronomia argentina com a brasileira e fazer receitas para representar os nossos países, que tem muita coisa em comum. Pra mim é muito gratificante participar do evento porque aprendo muita coisa”, afirmou.

A chef Tia Pri interagiu com a criançada e promoveu dinâmicas, além de ensinar a deliciosa receita de pirulitos de chocolates. “É uma alegria voltar para a terceira edição do Origem Week. Comandar a área Kids é uma oportunidade de estimular os pais a trazerem seus filhos para o ambiente da cozinha, incentivando a descoberta do cacau que se transforma em chocolate”. 

Já para os interessados em adquirir conhecimento sobre a cultura cacaueira e a geração de negócios e fomento do turismo, uma série de palestras foram realizadas no auditório. Alguns temas foram rodada de negócios em alimentos e bebidas, turismo de negócios, capacitação para agentes de viagens e estrada do chocolate. 

Para o CEO da M21 e idealizador do Origem Week e Chocolat Festival, Marco Lessa, o evento está se firmando como um importante vetor de desenvolvimento do estado. “Com essa feira, incrementamos o fluxo turístico do estado. As pessoas têm a oportunidade de conhecer produtos de origem baiana, que enriquecem tanto a nossa gastronomia quanto a nossa cultura. Além disso, promovemos os atrativos turísticos de toda a Bahia”

 

Leia também:

Festival transforma Salvador na capital do chocolate até domingo

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional