Origem Week e o Chocolat Festival movimentam cena gastronômica em Salvador
Programação segue até domingo, no Centro de Convenções, na Boca do Rio; entrada é gratuita mediante entrega de 1kg de alimento não perecível
A terceira edição do Origem Week segue movimentando os setores de gastronomia, negócios e turismo com uma extensa programação no Centro de Convenções, em Salvador. A segunda noite do evento, nesta sexta-feira (15), foi marcada pela presença expressiva do público, que pôde conhecer e degustar uma gama de produtos de diferentes regiões do Estado através dos mais de 200 expositores cadastrados. Palestras e cookingshow completaram a grade de atrações da feira que abriga a 35ª edição do Chocolat Festival.
O Origem Week e o Chocolat Festival estimam receber cerca de 20 mil visitantes até domingo (17), gerando uma receita de R$ 5 milhões em negócios. A entrada é gratuita, mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível, que será doado para a campanha Bahia Sem Fome.
As estrelas do dia foram os chefs, que trouxeram para os espectadores a experiência de vivenciarem a rotina de uma cozinha profissional. A chef Dani Façanha abriu as atividades com o “Siri em Três Versões”, com novas possibilidades de se preparar o fruto do mar.
“Todo mundo faz o siri em casquinha e gratinado e eu quis mostrar uma outra versão, mantendo sua simplicidade mas mudando a forma de apresentação, usando a regionalidade. Preparei uma salada de siri com coco verde e molho à base de mel de cacau, mini hambúrguer de siri com molho de chocolate e a tapioquinha hidratada com dendê de com recheio de moqueca de siri”, disse.
A chef angolana, radicada na Bahia, Dona Dolores, apresentou o “Camarão ao Molho Calulu”, um prato típico de sua terra natal. “O Calulu é uma comida que traz muito afeto e une a Angola e a Bahia”, celebrou a chef. Já o chef baiano Jônatas Bomfim reinventou uma iguaria popular ao incorporar o cacau no Bobó de Camarão. “Estou honrado em poder representar a comida raiz da Bahia neste evento tão importante. Fiquei feliz com a presença dos produtores da agricultura familiar”, disse.
Atração mais aguardada, a chef argentina Mariana Corbetta ensinou os visitantes a prepararem Ovos de Páscoa e bombons com licor regional. Veterana no Chocolat Festival, Corbetta celebrou a ligação dos países através da gastronomia.
“Eu adoro mesclar a gastronomia argentina com a brasileira e fazer receitas para representar os nossos países, que tem muita coisa em comum. Pra mim é muito gratificante participar do evento porque aprendo muita coisa”, afirmou.
A chef Tia Pri interagiu com a criançada e promoveu dinâmicas, além de ensinar a deliciosa receita de pirulitos de chocolates. “É uma alegria voltar para a terceira edição do Origem Week. Comandar a área Kids é uma oportunidade de estimular os pais a trazerem seus filhos para o ambiente da cozinha, incentivando a descoberta do cacau que se transforma em chocolate”.
Já para os interessados em adquirir conhecimento sobre a cultura cacaueira e a geração de negócios e fomento do turismo, uma série de palestras foram realizadas no auditório. Alguns temas foram rodada de negócios em alimentos e bebidas, turismo de negócios, capacitação para agentes de viagens e estrada do chocolate.
Para o CEO da M21 e idealizador do Origem Week e Chocolat Festival, Marco Lessa, o evento está se firmando como um importante vetor de desenvolvimento do estado. “Com essa feira, incrementamos o fluxo turístico do estado. As pessoas têm a oportunidade de conhecer produtos de origem baiana, que enriquecem tanto a nossa gastronomia quanto a nossa cultura. Além disso, promovemos os atrativos turísticos de toda a Bahia”
Leia também:
Festival transforma Salvador na capital do chocolate até domingo
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional