Nações Unidas apoia Sudene no desenvolvimento sustentável dos territórios de bacias hidrográficas
Plano de Ação tem o objetivo é estimular atividades econômicas de maior valor agregado e capacidade de inovação
Com o objetivo de estimular atividades econômicas de maior valor agregado e capacidade de inovação, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) está elaborando um Plano de Ação para ampliar o impacto de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável dos territórios das bacias hidrográficas dos rios Parnaíba, São Francisco e nos municípios do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
O Plano de Ação contratado pela Sudene, que integra o Projeto de Cooperação Internacional em execução com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), identificará quais as conexões intersetoriais que a estrutura produtiva local já tem, quais as capacidades de integração com cadeias globais de valor e quais impactos as políticas públicas poderão ter no aumento da competitividade local.
O plano tem como base conceito desenvolvido pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), segundo o qual alguns setores produtivos são chave por estabelecer importantes conexões com as demais atividades econômicas, induzindo o desenvolvimento sustentável e a geração de renda.
A ideia é elaborar um planejamento conectado à realidade do território, capaz de integrar políticas públicas e agentes públicos e privados. Uma série de estudos será apresentada nos próximos meses. Até o momento, já foram lançados detalhamento metodológico e documento preliminar de estudo de complexidade econômica.
“Muitos estudos já foram feitos sobre essas bacias. Mas nossa proposta agora é ouvir os estados, criar sinergia intergovernamental para termos um documento norteador para os arranjos produtivos que possam se desenvolver na região, envolvendo questões hídricas, de desenvolvimento sustentável e governança”, explica o diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene, Raimundo Gomes de Matos.
O Plano de Ação será orientado pela Estratégia de Desenvolvimento Regional Inteligente (EDRI), metodologia que conduz a atual política de desenvolvimento regional da União Europeia.
O plano de trabalho prevê que o estudo de complexidade econômica seja apresentado até o fim de setembro. Em outubro, serão apresentadas as análises integradas de políticas públicas das bacias hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba. Até janeiro de 2022, serão entregues os planos de ação de ambos os territórios.
“Com essa iniciativa, o Governo Federal terá a sua disposição uma metodologia inovadora para construir sinergias e evitar lacunas e sobreposição de ações, que serão desenvolvidas pelos diversos atores públicos na região, bem como para sinalizar ao setor privado as oportunidades vinculadas às áreas prioritárias de desenvolvimento “, afirma Maristela Baioni, representante residente assistente para Programa do PNUD.
Para o PNUD, o Plano de Ação traz elementos inovadores, ao utilizar estratégias de desenvolvimento sustentável lastreadas nas potencialidades locais e nas possibilidades de interlocução internacional. A metodologia poderá ser adaptada a outros contextos e replicada em outras regiões do país ou no exterior.
Além de ter o apoio do Ministério de Desenvolvimento Regional, do PNUD e de um consórcio de empresas consultoras, a SUDENE também ouvirá atores regionais, públicos e privados, durante a elaboração dos estudos.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional