Meta da Embasa é atingir 90% em esgotamento e 99% em abastecimento de água até 2033, diz o presidente Rogério Cedraz

Gestor tem a missão de preparar a companhia para o que prevê o novo Marco Regulatório


Vixe d-flex me-2
redacao 22/03/2021 20:00 Negócios

À frente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento, o presidente Rogério Cedraz tem o desafio enorme de preparar a companhia para o que prevê o novo Marco Regulatório.

“A Embasa tem que atingir 90% em esgotamento sanitário e 99% em abastecimento de água até 2033. Só para você ter uma ideia, a gente tem uma expectativa de ainda em 2021. A Embasa vai investir algo em torno de R$1 bilhão. E aí contemplará obras em Serrinha, Barra do Joça, Capim Grosso, Riachão do Jacuípe, Amargosa, Conceição do Coité, entre outras cidades de todo o estado”, explicou ao Portal M!.

Rogério também falou ao M! sobre o grande volume de ligações clandestinas, que causa uma série de problemas que acabam gerando também algum tipo de reclamação.

“Infelizmente temos um volume muito grande de ligações clandestinas no nosso sistema, que são aquelas que as pessoas interligam sem grandes ações técnicas, elas vão de forma direta na nossa rede, fazem a interligação e ligam suas residências”, disse.

Cedraz explicou as consequências causadas pelas ligações irregulares, popurlamente conhecidas como “gato”.

“Uma inserção na tubulação de água da concessionária sem as devidas preocupações técnicas, pode gerar algum tipo de contaminação. E também vai gerar um consumo de água não previsto. Normalmente essas ligações irregulares têm consumos que são 2, 3 vezes superiores a uma ligação normal. Porque como você não tem a cobrança, a pessoa não tem a questão do desembolso do valor pelo consumo da água, acaba havendo um maior desperdício”, explicou.

Ele alertou ainda que esse tipo de irregularidade gera redução de pressões da rede e uma série de problemas que acabam gerando também algum tipo de reclamação motivado por esse mau uso.

“Existem outros fatores também que contribuem para isso. Por exemplo, a gente precisa que todas as ligações e todas as edificações estejam preparadas para receber o saneamento. Precisa do reservatório para que a gente possa abastecer, a gente imaginando que Salvador, dando como exemplo, tem mais de 4 mil quilômetros de tubulação enterrada, é uma quantidade muito grande, qualquer vazamento quando tem você precisa fechar o sistema”, alertou.

“Se a pessoa não tiver sua devida reserva, à medida que você fecha o sistema, automaticamente aquela casa deixa de ser abastecida por não ter uma reserva ali. Então são coisas do gênero que acabam gerando esse tipo de posição. Mas a gente tem noção também que temos ações a fazer para melhorar a própria empresa e busque essa melhoria da prestação de serviços, e é nisso que a gente está focado agora”, completou.

Por fim, o presidente ressaltou a comemoração do Dia Mundial da Água.

“O baiano tem sim bons motivos de comemorar o Dia Mundial da Água, primeiro porque muitas intervenções têm sido feitas para protegê-la e nós, por parte da Embasa, temos trabalhado muito para melhorar nossos serviços. O estado da Bahia tem evoluído muito na parte de saneamento. Lógico que a água é um bem muito precioso, a população tem que enxergar a água hoje como um dos bens mais preciosos que nós temos. Sem água não existe vida”, comemorou.

“No globo terrestre, apesar de a água representar 70% da superfície através dos mares, 97% dessa água é salgada, não são aproveitadas para abastecimento humano. Então o que a gente conta de disponibilidade de água é muito pouco. Desses 3%, só 1% está disponível, porque os outros 2% estão aí nas geleiras, em condições que a gente não tem como aproveitar. Então a gente tem que cuidar muito bem da nossa água”, salientou.

“A Embasa tem feito um papel importante, é uma das principais ações da companhia é que nos captamos a água no meio natural, essa água vem com certas impurezas, cor, turbidez, algumas bactérias, nós passamos essa água por um processo complexo, um processo industrial de tratamento que entram produtos químicos, processos físicos de tratamento. E depois fornecemos essa água já com qualidade, bem tratada para a população. E o saneamento é um instituto que tem um processo total”, finalizou.

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional