“Mesmo com a seca, a Embasa garante água para o consumo das pessoas”, diz Rogério Cedraz
Presidente da Embasa tem como desafio superar a crise hídrica na Bahia
O presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa, Rogério Cedraz, terá como um dos desafios na gestão superar a crise hídrica na Bahia.
Em entrevista ao editor-chefe do portal Muita Informação, Osvaldo Lyra, no jornal A Tarde, Cedraz explicou que a Bahia é um estado “que tem 70% do seu território inserido na região semiárida, que é uma região que naturalmente já possui uma grande escassez hídrica”.
“São áreas que têm maior dificuldade de disponibilidade hídrica. Por isso mesmo o estado vem investindo em importantes obras ao longo desses últimos anos e nesses três últimos com certeza vem focado um pouco mais nisso, principalmente em obras de implantação de barragens”, disse.
Ele citou as obras realizadas pela Embasa para garantir melhorias em questões hídricas, como a do Rio Colônia que vai atender a região de Itabuna, a Barragem do Catolé que vai garantir o abastecimento de Vitória da Conquista, Belo Campo e Tremedal e a Barragem de Baraúnas.
“Uma série de intervenções exatamente para garantir uma melhoria das condições do estado em questões hídricas. E aí você tem outros projetos também sendo analisados para que esse processo possa ser ampliado através da SIHS, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Estado”, pontuou.
Cedraz afirmou ainda que a Embasa tem um papel também muito importante com uma série de sistemas integrados, a parte de recursos hídricos.
“A Embasa, na realidade, é uma usuária dos recursos hídricos, onde a gente faz as captações nos mananciais, que pela dificuldade que a gente tem nessas áreas inseridas no semiárido, a gente tem poucas opções de mananciais que sejam sustentáveis, ou seja, que não vão ter carências ao longo do tempo”, ressaltou.
“Então a gente faz grandes sistemas integrados, é uma espécie de regionalização já do saneamento onde a gente faz grandes sistemas integrados e cada vez mais a empresa vem integrando os sistemas para dar mais segurança operacional, ou seja, quanto mais integrado, a gente vai buscar água em locais mais seguros, onde a gente tem menos chance de algum tipo de falha no processo que a gente possa garantir os abastecimentos”, completou.
Por fim, Rogério Cedraz avaliou que, nos últimos 14 anos, uma série de investimentos foram feitos e uma série de sistemas foram implantados através do Programa Água para Todos.
“A gente pode citar alguns importantíssimos na região do semiárido como o próprio sistema adutor do São Francisco que abastece mais de 16 municípios ali na região de Irecê; o sistema adutor do algodão, que atende 8 municípios e uma série de localidades rurais”, avaliou.
“Essa é uma alternativa de solução que nessas regiões semiáridas, às vezes o município está até com uma situação de calamidade por questões se seca, mas mesmo assim garantimos o abastecimento das cidades para consumo humano. Ou seja, mesmo com a seca, a Embasa garante água para o consumo das pessoas. Na realidade, não é água suficiente para o plantio, é água para abastecimento humano, a empresa consegue garantir através desses sistemas o bom atendimento para toda essa população”, finalizou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional