Magazine Luiza tem prejuízo líquido de R$ 166,8 mi no terceiro trimestre de 2022
Considerando os resultados ajustados, a margem bruta, indicador de rentabilidade, cresceu 3,2 pontos porcentuais
O Magazine Luiza apresentou prejuízo líquido de R$ 166,8 milhões no terceiro trimestre de 2022, o resultado reverteu lucro de R$ 143,5 milhões apresentado no mesmo período de 2021. Já o Ebitda da companhia foi de R$ 496,1 milhões, alta de 268% em relação ao reportado um ano antes.
Na visão da companhia a principal diferença entre o Ebitda e o lucro líquido se deu por conta do impacto do juros nas despesas financeiras da empresa. A receita líquida foi de R$ 8,8 bilhões, com alta de 2,3%. As margens de rentabilidade da empresa melhoraram no período.
O Magalu reportou também resultados ajustados, dos quais são retirados entradas e saídas não recorrentes nos valores de um ano atrás e dos atuais. Nesse caso, o Ebitda ajustado foi de R$ 527,5 milhões no terceiro trimestre de 2022, com alta de 50,3% ante o mesmo período de 2021.
O prejuízo líquido ficou em R$ 146 milhões e reverteu lucro de R$ 22,6 milhões de um ano atrás. Para o diretor financeiro da companhia, Roberto Belíssimo, esses números representam com mais precisão o quadro atual da companhia.
Considerando os resultados ajustados, a margem bruta, indicador de rentabilidade, cresceu 3,2 pontos porcentuais (p.p.) e chegou a 27,9%. Já a margem Ebitda, que mede a eficiência operacional da companhia, avançou 1,9 p.p. e chegou a 6%, melhor marca para esse indicador desde 2020.
“Crescemos vendas, margem bruta e margem Ebitda. A principal diferença para a última linha está na despesa financeira, porque o CDI saiu praticamente de 2% para 14%. Isso é temporário. A boa notícia é que a taxa de juros já parou de subir e que a expectativa para o ano que vem é de que ela comece a cair”, disse Belíssimo ao Broadcast. As expectativas de início de queda de juros da companhia estão ancoradas no Boletim Focus, complementa.
Ele afirma que, com juros menos agressivos, a companhia vai conseguir melhorar suas vendas e reduzir sua despesa financeira com antecipação de recebíveis. Belíssimo diz não poder responder se a empresa só voltará a dar lucro quando os juros indicarem queda. No entanto, diz que a companhia tem buscado formas de reduzir não só suas despesas operacionais, mas também as financeiras. Exemplo disso é o aumento da participação de pagamentos via PIX, por ser à vista, o que evita que a empresa tenha de antecipar recebíveis.
Do lado das vendas, a empresa tem buscado aumentar a participação de novas categorias por meio de seus lojistas virtuais. Assim, consegue diminuir a dependência de crédito para vender, já que começa a comercializar mais itens de tíquete médio menor. Nesse trimestre, as categorias de moda e beleza cresceram 45% e 52% respectivamente no marketplace do Magalu.
Na conta geral, porém, o crescimento foi bem mais modesto. As vendas totais, incluindo lojas físicas, e-commerce com estoque próprio e lojistas virtuais (marketplace) cresceram 2,2% e atingiram R$ 14,2 bilhões. Isso porque, mesmo com o avanço significativo de novas categorias, a queda de vendas em bens duráveis, atingidos em cheio pela alta de juros, puxa o total para baixo.
Belíssimo comemora, no entanto, os ganhos de mercado do período. O e-commerce brasileiro teve uma queda de 10,5% segundo a Neotrust no terceiro trimestre de 2022. No mesmo período, as vendas do e-commerce do Magalu avançaram 2,6% e atingiram R$ 10,3 bilhões.
No e-commerce com estoque próprio, as vendas evoluíram 3,5% e, no marketplace, atingiram R$ 3,5 bilhões, com crescimento de 0,9%. “Ganhamos mercado aumentando a rentabilidade (margens) ao mesmo tempo. Geralmente é fácil subir margens perdendo mercado, mas conseguimos as duas coisas ao mesmo tempo”, diz Belíssimo.
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