Indústria brasileira de entretenimento e mídia deve fechar 2022 com receita de US$ 33 bilhões, diz pesquisa
Setores nacionais do segmento colhem bons resultados diante do arrefecimento da pandemia e devem crescer 5,7% ao ano até 2026
Em recuperação desde o ano passado, em virtude do maior controle da pandemia de covid-19, a indústria brasileira de entretenimento e mídia deve fechar 2022 com faturamento de US$ 33 bilhões. A cifra é estimada pela edição deste ano da pesquisa Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2022-2026 , organizada e divulgada pela PwC Brasil.
O estudo ainda aponta que a soma de receitas dos setores nacionais do segmento deve crescer a uma taxa de 5,7% ao ano até 2026. Esse índice é maior que a projeção de crescimento global dessa indústria, 4,6%. O percentual é superior também à projeção feita para o Brasil pela edição do mesmo estudo no ano passado, quando se indicava uma taxa de 4,7% até 2025.
Para chegar às conclusões apresentadas, o estudo observou 14 setores da indústria de entretenimento e mídia no Brasil e no mundo, totalizando 52 territórios. Fazem parte dos mercados analisados, por exemplo, livros, cinema, publicidade na internet, música, rádio e podcasts, jornais e revistas, streamings de vídeo, TV, publicidade tradicional, e games e eSports.
“O arrefecimento da pandemia possibilitou o consumo de uma demanda represada por shows ao vivo, por exemplo. Depois das dificuldades do isolamento, as pessoas estavam carentes de ver os artistas favoritos, o que movimentou a economia. Esse é um setor que puxou as projeções de crescimento”, comenta o sócio da PwC Brasil Ricardo Queiroz.
Mas não foi só a saudade de cantar em meio à multidão que elevou as receitas de entretenimento e mídia. A pandemia provocou mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros que passaram a demandar mais produtos digitais, como streamings de áudio e de vídeo. Nesses espaços, a publicidade se reinventou e conquistou novas cifras.
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