Especialista desmistifica processos de recuperação judicial e falência de empresas
Rodrigo Accioly diz que empresas asfixiadas por um conta de um determinado momento econômico tendem recorrer à lei para ter um equilíbrio nas dívidas e se reestabelecer
Ainda há quem associe o termo falência e recuperação judicial à falta de sucesso ou, quem sabe, má administração. Talvez seja, mas segundo o especialista na área, o advogado Rodrigo Accioly, na maioria dos casos está associado aos eventos do mercado econômico de um determinado momento.
“Esse é um entendimento que ocorre em centros urbanos menores. Em São Paulo, por exemplo, que é um centro maior, se tem um conhecimento mais maduro sobre esse recurso. Agora, nos menores, é preciso conversar, explicar e desmistificar para a sociedade e até mesmo para empresários que uma empresa recorrer a este recurso não está necessariamente associada a um fracasso”, pontuou Rodrigo durante entrevista com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, na rádio nova Brasil FM desta terça (29).
Atualmente, o recurso de recuperação judicial é tido como uma oportunidade em momento de crise e de acordo com o advogado da área, antes, até meados de 2005, diferentemente do que é hoje, as empresas dificilmente tinham êxito em se restabelecer após uma crise financeira mesmo recorrendo à ferramenta e, isto porque o mecanismo já era ultrapassado para o momento.
“Havia uma legislação até 2005 que falava em ‘concordata’ [direito falimentar mais suave que a falência] e falência regular e era uma legislação que não estava mais adaptada aos tempos modernos e as novas configurações empresariais. Com isso, ela já não era mais tão eficiente”, explicou o advogado. “Terminava que as empresas que recorriam a esse instrumento dificilmente tinham êxito de se reestabelecer”, acrescentou.
A concordata, citada pelo especialista, refere-se em proteger o crédito da empresa devedora e a recuperação imediata da situação econômica em que ela se encontra temporariamente. De acoro com Rodrigo, em tempos atuais, há um novo regulamento que proporciona uma maior eficácia para evitar o fechamento definitivo das portas, quitação de dívidas e recuperação da praça de créditos.
“É comum que empresas sejam asfixiadas por uma derivação do mercado, por conta de um determinado momento econômico, com isso, endividadas, elas recorrem à lei para ter um equacionamento das dívidas. Com o regulamento, elas passam a ter um período de carência de seis meses e nesse período elas devem apresentar o plano de recuperação judicial e contemplar uma das formas perante a lei para a quitação da dívida. Esse plano é dado aos credores que vão analisar a viabilidade do plano”, explicou.
“Mas, infelizmente, muitos empresários e a sociedade ainda têm preconceito mas com a lei e esse preconceito é referenciado no tempo que vem da ideia de falência vem depois de um fracasso empresarial e às vezes nem sempre é assim”, completou.
*Confira a entrevista na íntegra:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional