Especialista desmistifica processos de recuperação judicial e falência de empresas

Rodrigo Accioly diz que empresas asfixiadas por um conta de um determinado momento econômico tendem recorrer à lei para ter um equilíbrio nas dívidas e se reestabelecer


Vixe d-flex me-2
redacao 29/11/2022 10:55 Negócios

Ainda há quem associe o termo falência e recuperação judicial à falta de sucesso ou, quem sabe, má administração. Talvez seja, mas segundo o especialista na área, o advogado Rodrigo Accioly, na maioria dos casos está associado aos eventos do mercado econômico de um determinado momento. 

“Esse é um entendimento que ocorre em centros urbanos menores. Em São Paulo, por exemplo, que é um centro maior, se tem um conhecimento mais maduro sobre esse recurso. Agora, nos menores, é preciso conversar, explicar e desmistificar para a sociedade e até mesmo para empresários que uma empresa recorrer a este recurso não está necessariamente associada a um fracasso”, pontuou Rodrigo durante entrevista com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, na rádio nova Brasil FM desta terça (29). 

Atualmente, o recurso de recuperação judicial é tido como uma oportunidade em momento de crise e de acordo com o advogado da área, antes, até meados de 2005, diferentemente do que é hoje, as empresas dificilmente tinham êxito em se restabelecer após uma crise financeira mesmo recorrendo à ferramenta e, isto porque o mecanismo já era ultrapassado para o momento. 

“Havia uma legislação até 2005 que falava em ‘concordata’ [direito falimentar mais suave que a falência] e falência regular e era uma legislação que não estava mais adaptada aos tempos modernos e as novas configurações empresariais. Com isso, ela já não era mais tão eficiente”, explicou o advogado. “Terminava que as empresas que recorriam a esse instrumento dificilmente tinham êxito de se reestabelecer”, acrescentou. 

A concordata, citada pelo especialista, refere-se em proteger o crédito da empresa devedora e a recuperação imediata da situação econômica em que ela se encontra temporariamente. De acoro com Rodrigo, em tempos atuais, há um novo regulamento que proporciona uma maior eficácia para evitar o fechamento definitivo das portas, quitação de dívidas e recuperação da praça de créditos.

“É comum que empresas sejam asfixiadas por uma derivação do mercado, por conta de um determinado momento econômico, com isso, endividadas, elas recorrem à lei para ter um equacionamento das dívidas. Com o regulamento, elas passam a ter um período de carência de seis meses e nesse período elas devem apresentar o plano de recuperação judicial e contemplar uma das formas perante a lei para a quitação da dívida. Esse plano é dado aos credores que vão analisar a viabilidade do plano”, explicou. 

“Mas, infelizmente, muitos empresários e a sociedade ainda têm preconceito mas com a lei e esse preconceito é referenciado no tempo que vem da ideia de falência vem depois de um fracasso empresarial e às vezes nem sempre é assim”, completou. 

*Confira a entrevista na íntegra:

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional