Entidades avaliam trégua da Covid-19 e recuperação da economia após vacinação em massa

Só o setor de bares e restaurantes perdeu cerca de 335 mil estabelecimentos e, consequentemente, uma extinção de 1,3 milhão de postos de trabalho em todo o país


Vixe d-flex me-2
redacao 23/12/2022 09:22 Negócios

Para quem não estava atento às notícias que circulavam do outro lado mundo no fim do ano de 2019 com a chamada “doença misteriosa”, em Wuhan, na China, foi pego de surpresa com o termo “pandemia” de Covid-19, em 2020. De lá para cá, foi só ladeira abaixo, porém, também no fim de 2021, o contágio começou a ser freado com a chegada das vacinas em massa.

Durante o período mais crítico da crise sanitária no país, diversos setores foram drasticamente afetados, principalmente os ligados aos econômicos, de lazer e entretenimento. Bares, restaurantes, lojas e empreendimentos não são considerados essenciais e sem deixar de falar dos eventos em geral foram os primeiros a paralisar as atividades e os últimos a retomar.

Portal M! ouviu algumas entidades dos setores que avaliaram sobre o segundo semestre de 2022, quando o número de vacinados no Brasil atingiu a média de 84,88% com a primeira dose de algum dos imunizantes e 80,21% com segunda dose ou dose única, segundo Ministério da Saúde. Na Bahia, de acordo com a Secretária Estadual de Saúde (Sesab), o percentual é 92,04% para uma dose e 84,85% para segunda ou única dose aplicada.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes de Lojistas (CDL) Salvador, Alberto Nunes, por conta da vacinação, 2022 se mostrou um ano promissor por conta da retomada da economia. Ele explica que o novo ambiente de melhora se mostrou favorável não somente para os setores produtivos e de serviços, mas também para o consumidor.

Vale lembrar que nos dois últimos anos, a população esteve restrita ao isolamento social por conta dos decretos estaduais, municipais e federais para barrar o avanço do vírus.

“Com a retomada, houve uma maior oferta de emprego e com isso a geração de renda. Após os dois anos, tudo volta ao normal, pois o cliente agora pôde retornar ao trabalho e receber o seu salário”, disse Alberto Nunes.

“Então, sempre confiando na vacinação, na ciência e deixando a política partidária de lado, a Abrasel foi a primeira grande instituição a apoiar e fazer campanha de vacinação e logicamente, agora podemos colher os frutos de retomar as atividades durante o período de 2022 sem novas interrupções ou paralisações”, acrescentou o dirigente.

Na avaliação do presidente do Grupo LemosPassos, especializado em entregas de refeições para empresas, escolas, hospitais e restaurantes populares, Ademar Lemos, só na oxigenação do setor em 2022 a empresa cresceu 26,68%. A expectativa é atingir a marca dos 29% no próximo ano de 2023.

“Depois do mês de março, quando a pandemia começou a dar sinais de enfraquecimento, a economia fluiu para a gente de uma forma muito boa. Nós crescemos muito. Esse ano crescemos já 26% e esperamos chegar aos 29% em 2023”, falou Ademar.

Já Leandro Menezes, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), seccional Bahia, o fim de ano é visto como uma comemoração por conta da recuperação do setor perdeu de forma definitiva cerca de 335 mil bares e restaurantes e, consequentemente, uma extinção de 1,3 milhão de postos de trabalho em todo o país.

Para ele, os poderes públicos nada fizeram para evitar o fechamento das empresas e a extinção dos empregos. “Diferentemente do que ocorreu em outros países, não houve apoio do governo e o setor pagou uma conta maior e desproporcional que toda a sociedade”, lamentou Leandro.

“Ainda assim ficamos felizes pela possibilidade de voltar a trabalhar em nossos negócios e retomar as atividades, mas sempre falando da importância de ações de gestões públicas para a recuperação do segmento, que vai sofrer ainda por muito e muito anos”, acrescentou. 

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional