Empréstimo rotativo no cartão de crédito disfarçado de consignado causa prejuízos ao consumidor

Modalidade fere o Código de Defesa do Consumidor, uma vez que as financeiras e bancos omitem informações sobre a transação abusiva


Vixe d-flex me-2
Glaucia Farias 05/05/2021 14:08 Negócios

Uma modalidade de empréstimo para assalariados, aposentados e pensionistas – tida como prejudicial ao consumidor – vem ganhando espaço no país. Trata-se do falso “empréstimo consignado” oferecido por bancos e financeiras.

“Quando o cliente contrata essa modalidade de empréstimo, ele não sabe que o valor recebido, no mês subsequente, será incorporado ao débito total da sua fatura; ou seja, está levando gato por lebre”, alerta Daniela Neves, advogada especialista em processo civil e atuante em direito do consumidor.

Ela afirma que “isso ocorre porque, no momento da oferta, a financeira/ banco omite a informação de que se trata de concessão de crédito rotativo”. Nessa modalidade, são descontadas parcelas mensais que comprometem a até 5% do benefício/salário, que vêm discriminadas no contracheque como RMC (Reserva de Margem Consignável). “É nociva ao cliente, pois ele está pagando pela amortização da dívida e não quitando o ‘empréstimo'”, informa.   

A especialista ainda explica que, como não há abatimento significativo do valor da dívida, o consumidor paga juros e multa de mora, de acordo com os percentuais do cartão de crédito, que são superiores aos do empréstimo consignado.

“Além disso, como o valor descontado mensalmente do benefício é muito pequeno em relação ao crédito obtido, na maioria das vezes, só ocorre o abatimento dos juros do empréstimo, permanecendo o débito principal e tornando a dívida impagável”, esclarece.

Seu direito

A advogada destaca que o consumidor, geralmente, só percebe que a contratação não foi de um empréstimo consignado “tradicional”, quando, após meses de descontos, verifica que não houve diminuição da dívida nem há prazo para o término dos descontos.

“A empresa, ao não esclarecer que a modalidade contratada é de crédito rotativo, viola o direito básico do consumidor à informação e à boa-fé contratual, constantes no art. 6º, III, e 4º, III, do CDC (Código de Defesa do Consumidor)”, salienta.

Para evitar o transtorno, Daniela afirma que o cliente deve, antes de aceitar qualquer empréstimo, questionar à financeira qual é o tipo de “consignado” que é ofertado “para que não contrate o crédito rotativo, extremamente prejudicial ao consumidor. Ele deve sempre solicitar o envio de uma via do contrato pelo fornecedor”.

Mas, caso já tenha contratado esse “empréstimo” com o crédito rotativo, em decorrência da omissão do fornecedor, a advogada orienta que o cidadão procure o poder judiciário para “requerer a declaração de nulidade do contrato, devolução dos valores pagos a mais e, a depender da situação, danos morais”.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional