Empreendedorismo feminino é foco do projeto “Mulheres do Paraguaçu”

Com lives e oficinas, projeto chega à sua terceira edição e tem inscrições abertas


Vixe d-flex me-2
redacao 13/03/2021 23:30 Negócios

Um impulso para novos negócios femininos. É para potencializar projetos criativos e empreendedores liderados por mulheres baianas, nos campos de arte e cultura, que se mobiliza a terceira edição do projeto Mulheres do Paraguaçu. A iniciativa, que nasceu em 2018 inspirada pela relação entre mulheres e as águas do Rio Paraguaçu, realiza uma série de atividades on-line e gratuitas entre os meses de março e abril e está com inscrições abertas.

Desde o início da pandemia o número de mulheres empreendedoras cresceu 40% na Bahia, segundo dados da Rede Mulher Empreendedora. De acordo com o Sebrae, elas representam 31% de todo o mercado empreendedor do estado e já somam mais de 30 milhões em todo Brasil. 

O terceiro ano do Mulheres do Paraguaçu parte desse cenário para oferecer duas oficinas formativas para oferecer duas oficinas formativas abertas a 20 líderes feminas de projetos criativos e empreendimentos em fase inicial, além de seis lives, abertas a todas as pessoas, com temas como contação de histórias, artivismo feminista, maternagem, entre outros.

“O objetivo é impulsionar atividades gestadas, lideradas e geridas por mulheres baianas e, ao mesmo tempo, criar novas narrativas femininas através de vivências artísticas e educacionais, principalmente, com mulheres que moram em cidades banhadas pelo Rio Paraguaçu”, resume Larissa Leão, idealizadora e diretora artística do Mulheres do Paraguaçu. 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Oficinas e Lives – As atividades começam com a Oficina de Contação de Histórias para Empreendedoras, realizada entre os dias 22 e 26 de março, com a facilitadora Danielle Andrade, seguida pela Oficina de Elaboração de Projetos Criativos, entre os dias 27 de março e 4 de abril, com Larissa Leão.

Serão, ao todo, 20 vagas, sendo dez para cada oficina, destinadas a mulheres que desejam desenvolver a escrita de projetos criativos e potencializar seus empreendimentos que estejam em fase inicial. Os encontros acontecerão virtualmente, via plataforma Google Meet e as inscrições estão abertas até o dia 12 de março no link: https://linktr.ee/mulheresdoparaguacu.

Além das oficinas, o projeto realiza seis lives abertas ao público, com transmissão ao vivo pelo YouTube e Instagram, sempre às 17h, com temas diversos relacionados ao universo do projeto, que contam com mediação da diretora artística do projeto, Larissa Leão e participação de um time potente de mulheres atuantes em suas áreas. 

Abrindo a programação de lives em março, no dia 26, a contadora de histórias e pesquisadora Danielle Andrade irá participar da live “Das mulheres do Paraguaçu ao Inventário vermelho: Contos de tradição oral”; no dia 27, o tema será “Artivismo feminista na América Latina”, com participação de Nirlyn Seijas, artista, professora e idealizadora da Otratierra – escola de artivismos.

As lives continuam em abril, no dia 2, com a educadora popular e pesquisadora Anna Luísa Oliveira falando sobre “A representação de mulheres negras e suas memórias interseccionadas ao patrimônio cultural e museus”; no dia 3, “Mulheres e atabaques de Ketu” é o tema abordado por Laura Franco, primeira mulher tamboreira de sua linhagem e única herdeira direta dos saberes de tambor de seu povo de reisado e chula de cabôco. 

Na semana seguinte, no dia 9, a artista visual Aline Brune fala sobre “Mulheres, arte e maternagem” e, no dia 10, o último encontro do projeto traz a consultora e empreendedora social Ítala Herta falando sobre “Mulheres e empreendedorismo”. 

SERVIÇO:
Mulheres do Paraguaçu – Oficinas e Lives
Datas: de 22 de março a 10 de abril
Transmissão: Youtube e Instagram Mulheres do Paraguaçu (@mulheres_do_paraguacu) e Google Meet (oficinas p/inscritas)
Inscrições: até 12 de março, https://linktr.ee/mulheresdoparaguacu
Mais informações: https://www.mulheresdoparaguacu.com/
Evento Gratuito

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional