Muita Informação – ACERVO - Em carta a Neto e Rui, empresários sugerem medidas para enfrentamento à pandemia - Muita Informação - ACERVO

Em carta a Neto e Rui, empresários sugerem medidas para enfrentamento à pandemia

Entre as propostas, estão a suspensão da cobrança de IPTU e a formatação de uma PPP para aquisição de testes


Vixe d-flex me-2
redacao 29/03/2020 15:06 Negócios

Formado por mais de 250 gestores e líderes baianos, o grupo Business Bahia divulgou 12 propostas com o objetivo de ajudar pessoas e empresas a enfrentarem a crise do coronavírus na Bahia.

Em carta enviada ao governador da Bahia, Rui Costa (PT), e ao prefeito de Salvador, ACM Neto (Democratas), a entidade explicou que a maior parte das propostas, divididas em dois segmentos – fazendário e planejamento – estão em fase de implantação ou em estudos pelas diversas esferas de poder. 

No documento, além de parabenizar as ações dos gestores estadual e municipal, “mostrando ao Brasil que é possível superar as divergências políticas e trabalhar unidos em prol da comunidade”, o grupo “manifesta sua total concordância e apoio ao isolamento horizontal nesse momento, e confia nas ações que estão sendo implantadas pelas secretárias de saúde estadual e municipal, mas não basta isolar, é preciso pensar além e começar a planejar o nosso futuro pós crise”.

O “Bahia Business” aponta que, além das ações na saúde, é preciso também criar uma rede proteção financeira para garantir a sobrevivência de pessoas e empresas. No final da carta, a entidade se coloca à disposição para contribuir na defesa da vida e da sobrevivência da população, empregos e empresas do estado.

“Na semana passada focamos em medidas com ênfase em ações federais, hoje saímos com propostas para o Governo Estadual e Municipal. Esperamos que nossos gestores avaliem essas propostas com a atenção que o cenário atual exige”, afirmou Carlos Falcão, presidente do grupo Business Bahia.

Confira as 12 sugestões do grupo Bahia Business para o combate à crise da Covid-19 no estado:

I. FAZENDÁRIA

1- Suspensão da cobrança do IPTU de pessoas físicas e jurídicas pelo prazo de 90 dias, em condições similares ao concedido pelo governo federal para o recolhimento do FGTS.

2- Prorrogação por 120 dias dos prazos de validade das certidões municipais e estaduais.

3- Prorrogação do ICMS e do ISS incluídos no Simples Nacional, na mesma forma do já autorizado para os impostos federais.

4-  Suspensão por 120 dias da cobrança do IPVA.

5- Suspensão por 120 dias da cobrança do ICMS antecipado.

6- Isenção da TFF 2020 para as pequenas e médias empresas.

7- Disponibilização total da Desembahia para repasse das verbas federais destinadas as empresas baianas, com flexibilização nas análises de crédito.

8-Esforço conjunto do Estado e da Prefeitura, em todas secretárias, para liberação ,no curto prazo, de pagamentos pendentes, inclusive restos a pagar, de serviços e fornecimentos já executados, especialmente aqueles voltados às atividades essenciais e de maior geração de empregos.

II. PLANEJAMENTO 

9-Criação de um gabinete unificado governo, prefeitura e entidades representativas, com foco exclusivo em planejar ações estratégicas para a retomada da nossa atividade econômica pós isolamento.

10-Criação de um grupo multiciplinar que possa elaborar um estudo técnico, com base em experiências nacionais e internacionais,  que nos permitam enxergar, com base científica, quando será possível iniciarmos a migração do isolamento horizontal para o vertical, divulgando-o amplamente, através de todas tecnologias disponíveis, facilitando o planejamento das empresas. 

11-Formatação de uma PPP com empresas e entidades empresariais para facilitar e fomentar a aquisição do maior número de testes possíveis, o que segundo experiências de outros países,  é fundamental para o combate ao vírus. 

12-Estabelecimento de critérios que assegurem as empresas baianas vantagem competitiva nas aquisições de material e serviços pelos Estado e Prefeitura durante 120 dias.

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional