Educadora financeira dá dicas de como sair do vermelho: ‘O problema não é o quanto você ganha, mas o quanto você gasta’
Lis Grassi explana como projetar uma vida financeira de qualidade
Corda no pescoço? As contas não estão batendo? Ano Novo, vida nova! Saiba como fugir da bola de neve e se tornar um investidor com as dicas da educadora financeira, Lis Grassi. A profissional participou de uma entrevista com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, na rádio Nova Brasil FM, nesta quarta-feira (12), e explicou quais os primeiros passos para gerir uma vida de qualidade, através da educação financeira.
O que muita gente sabe é que com “planejamento” as coisas correm sérios riscos de darem certo. A partir deste ponto, Lis Grassi resume que a educação financeira funciona como uma prática de concretizar objetivos e metas. Ela define três perfis de público: o que gasta mais do que ganha; quem gasta o mesmo que ganha; e quem gasta menos do que ganha.
O primeiro perfil é daquela pessoa que vive endividada, o segundo é de quem não tem dívida, mas também não tem reserva, já o terceiro é o da pessoa que se planeja e consegue realizar seus sonhos. E aí, qual perfil você se encontra? A dica primordial da profissional é: “o problema não é o quanto você ganha, mas o quanto você gasta”. Por isso, fazer a auto análise é um dos primeiros passos para ter qualidade de vida financeira.
Saindo do vermelho
Para sair do vermelho é preciso pensar no futuro, traçar um plano básico financeiro de acordo com a sua realidade, como indica Lis Grassi. “É preciso identificar quais são suas despesas básicas, quanto precisa para sobreviver pagando as contas e o quanto ganha. Em casos de dívidas, priorizar o pagamento de contas que vão gerar redução do valor, como o exemplo de IPTU, que no começo do ano as cidades costumam dar descontos, é o ideal, ou seja, pagar o que vai te dar bônus, e optar pelo parcelamento daquelas que vão gerar menos juros”.
Para Lis, a análise dos custos mensais é fundamental. “Você também pode identificar de onde poderia cortar gastos, para sair do vermelho. Fazer sacrifícios, para começar a quitar as dívidas do passado. Ter um estabelecimento de metas, de como pode reduzir custos e quitar as dívidas até determinado períodos”, completou.
A investidora financeira ainda alerta sobre o cartão de crédito. “Esta opção pode ser aliada, mas na maioria dos casos é um vilão, porque o dinheiro não está saindo do seu bolso, de sua conta, você se deixa levar pela falsa ideia de ter dinheiro. Cartão é um dinheiro que não é seu. Passou o cartão, é como se você tivesse acabado de fazer um empréstimo”, ressalta em tom de cautela.
Reserva financeira
Para quem está saindo da fase de quitação de dívidas, a reserva financeira é o próximo passo. Para quem nunca teve, esse planejamento também é primordial. “Qualquer pessoa que começa a trabalhar, a gerar renda, a reserva financeira é o primeiro passo, porque ela vai te poupar de possíveis desgastes. A reserva te deixa preparado para imprevistos”, explica Grassi.
A profissional recomenda que a reserva seja de no mínimo três meses do valor de despesas básicas. “Se hoje você ganha cinco mil, o ideal da reserva seria de 15 mil, para você ter um descanso, um tempo para respirar e se reorganizar caso algo aconteça. Para autônomo, essa reserva deve ser ainda maior, de pelo menos seis meses”.
“Quando se fala de reserva financeira ou de emergência, isso é para imprevistos e também oportunidades. Muitas vezes surge a oportunidade de fazer negócios e essa reserva pode ser um suporte. Depois de ter sua reserva, o próximo passo é poupar para planos futuros, de curto, médio ou longo prazo, desde a uma viagem, compra de carro, até a aposentadoria”, acrescentou.
Outras dicas
Aposentadoria: Para aqueles que pensam em uma aposentadoria segura, a profissional enfatiza que a hora de se planejar é agora. A previdência privada é um dos caminhos para um futuro tranquilo e saudável. “Quanto mais cedo começar a investir nessa direção melhor, o resultado lá na frente vai ser excelente, porque o dinheiro acumula, o juros rende, e o montante vai ser maior”.
Investimentos: Entender seu perfil é fundamental para dar o passo ao mundo dos investimentos. Segundo Lis Grassi, inicialmente, começar no perfil conservador, com renda fixa, é o essencial. Depois quando tiver uma gordurinha dos primeiros investimos é hora de arriscar em rendas variáveis. A profissional ressalta que aquelas pessoas que não gostam de estudar sobre a área, é preciso ter alguém de confiança em seu acompanhamento.
Criptomoedas: De acordo com Lis esta é uma área promissora, mas é preciso ter cuidado. “Não recomendo investir em criptomoeda a curto prazo, porque a longo prazo o rendimento é maior, a probabilidade de dar certo é grande. Mas claro, é necessário consultar profissionais do mercado, que vão fazer análises sobre a existência da moeda, o fundamento e projeção gráfica que vai dar perspectiva de investimento”, disse.
Entrevista completa:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional