Educa+ Mulher: projeto inovador é lançado para incentivar mulheres a investir

Iniciativa é fruto de parceria entre o Banco do Brasil e o Tesouro Nacional, voltada à independência financeira da população feminina


Vixe d-flex me-2
redacao 21/01/2024 23:00 Negócios

O Banco do Brasil e o Tesouro Nacional lançaram uma iniciativa inovadora destinada a promover a independência financeira e a autonomia econômica das mulheres. O programa Educa+ Mulher tem como foco principal estimulá-las a realizar seu primeiro investimento no título de renda fixa Tesouro Educa+, visando financiar seus estudos. A modalidade estará disponível até o dia 29 de fevereiro de 2024, e podem participar mulheres com idade entre 16 e 75 anos.

Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, explica que ao fazer qualquer aporte a partir de R$ 35, elas serão automaticamente incluídas na apólice do BB Seguro de Vida Mais Mulher, que protegerá as beneficiárias, caso aconteça uma eventual perda inesperada no investimento. “Está é uma das principais vantagens do Educa+Mulher”, afirmou.

As investidoras receberão, gratuitamente, conteúdos exclusivos de educação financeira. São dicas, análises e sugestões, cursos, assessoria digital e humana, prestada por especialistas do banco público, por meio do WhatsApp e do portal oficial de conteúdo InvesTalk.
 
“O Banco do Brasil entende a relevância das mulheres na sociedade e na economia de um modo geral, e procura se colocar ao lado dessa mulher em todos os momentos. Eu sempre digo, e isso é até um dos meus lemas de vida, que uma mulher abre caminhos para outras. É justamente essa a ideia do Educa+ Mulher: as mulheres em evidência, sendo protagonistas de suas histórias e planejando o futuro educacional de quem elas mais amam”, destacou Tarciana Medeiros.  
 
Para as mulheres que estão investindo pela primeira vez, o título funcionará como uma reserva de emergência para evitar endividamento e garantir recursos em eventuais momentos de adversidades. Com isso, as famílias beneficiadas não precisarão tirar seus filhos da escola, nem comprometer seus estudos, além de estimular o hábito de poupar recursos.

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, garante que a instituição apoiará, junto ao Banco do Brasil, todas as medidas que fortaleçam a educação financeira e a independência feminina. Ele argumenta que o Educa+Mulher é um compromisso com os valores de impacto social positivo para melhorar a qualidade de vida da população, e que este é um passo significativo para conquistar a segurança financeira das mulheres e das famílias do Brasil.

Segundo o Banco do Brasil, em 12 meses, a instituição registrou um crescimento no volume aplicado em títulos do Tesouro Direto superior à indústria. Enquanto o mercado cresceu 22,5%, o volume no BB teve um salto de mais de 30%. E o incremento foi maior entre as mulheres, com cerca de 34%, enquanto entre os homens foi de 29%.

Em 2023, o número de investidores também teve um aumento de quase 24% entre as mulheres e de 18% entre os homens. Os dados se referem ao período entre novembro de 2022 a novembro de 2023, quando foi realizado o balanço mais recente.

Segundo dados da Tesouro Nacional, o número de mulheres investindo no Tesouro Direto é de cerca de 27%. Já no Banco do Brasil, elas representam 40% dos investidores em títulos do Tesouro e 48% em investimentos gerais. A expectativa é que esse número cresça com o Educa+Mulher.

Saiba mais sobre o programa

O Educa+Mulher faz parte de um conjunto de ações realizadas pelo Governo Federal para garantir autonomia econômica feminina e permitir que elas também façam suas poupanças e seu primeiro investimento, principalmente para mulheres de baixa renda e mães solo.

A medida permitirá que a população feminina planeje seus estudos e também garantam o futuro profissional de sua família.

Leia também: 

“Descarte acidental”, diz prefeitura de Santo Amaro sobre corpo de recém-nascido jogado no lixo

Senacon revoga medidas contra empresas de máquinas de pagamento

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional