E-commerce e delivery são os negócios mais rentáveis para investir ainda em 2020
Segundo o diretor executivo da “Zero4Motors”, André Novais, áreas como tecnologia, saúde e entretenimento são cobiçados por empreendedores
A chegada da pandemia do coronavírus alterou as projeções econômicas para o ano de 2020. Segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizado no mês de janeiro, os investimentos mais cobiçados?-?à época?-?eram “bares ou restaurantes”, “mercado da beleza”, “serviços automotivos”, “serviço de entrega rápida” (delivery) e “lojas virtuais”.
Entre as cinco categorias, apenas duas superaqueceram durante a crise: e-commerce (estabelecimentos virtuais) e delivery. Com a maior alta registrada em 20 anos, o e-commerce cresceu 47% apenas no primeiro semestre de 2020, segundo dados da 42ª edição do ‘Webshoppers’, elaborado pela Ebit|Nielsen em parceria com a “Elo”. Já o setor de delivery obteve uma alta de 94% no período de pandemia, conforme pesquisa da startup “Mobills”.
“Investir é sempre arriscado. Já era antes da pandemia, e ainda mais difícil nesse cenário. O mercado está sempre oscilando, portanto, as projeções do início do ano já não são as mesmas de agora. Para determinar os investimentos mais rentáveis no mercado, é preciso levar em consideração o momento histórico e suas nuances, avaliando sempre a oferta e demanda de cada serviço na sociedade”, afirma o atual CEO da Zero4Motors, André Novais.
Diretor executivo da revendedora de carros de luxo, o empresário baiano afirma que os investimentos atuais não podem ser avaliados a curto prazo, tendo em vista as transformações mercadológicas que podem se seguir. Em virtude disso, André destaca os setores de tecnologia, saúde, comunicação, entretenimento e web/marketing digital como os mais cobiçados pelos novos investidores.
“Ao meu ver, a pandemia acelerou alguns setores da economia que já vinham de boas expectativas. Entre todos, o avanço tecnológico é indiscutível, sendo sempre uma boa opção para investir. O entretenimento, somado à web, vem proporcionando uma maneira cada vez mais sólida de consumir conteúdo. Já a área de comunicação, aliada ao marketing digital, vem se tornando indispensável para as novas empresas que estão surgindo. A “saúde”, embora posta em evidência pela pandemia, ainda é um modelo de negócio atemporal. Todos esses setores vêm construindo uma base sólida não só para a reta final de 2020, mas também para os próximos anos”, explica.
Segundo André, mesmo diante das novas projeções no mercado, o novo perfil do empreendedor exige uma análise minuciosa do setor investido, sem se deixar levar pelo momento oportuno, visando o comércio a longo prazo.
“Alguns negócios são passageiros, portanto, quem quer empreender na reta final de 2020 não pode avaliar um negócio no calor da emoção ou no momento que o vento está a favor. Um exemplo dessa situação são as ‘lives’ que estouraram na quarentena, mas hoje já perderam a força. Por isso a necessidade de escolher setores mais sólidos para se investir, em vez dos que se destacam pelo momento”, elucida o administrador.
Para o empresário, a crise desesperou os investidores, levando a dissolução de negócios promissores. André afirma que momentos de crise devem ser meticulosamente analisados, evitando que o empreendedor caia em falsos direcionamentos. “Pense sempre à frente. O que vai ficar da pandemia? Qual o aprendizado? As pessoas irão ficar mais dentro de casas? Quais serviços posso oferecer para eles? Alie esses questionamentos às tendências concretas do mercado e terá um negócio rentável para os próximos anos”, conclui.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional