E-commerce cresceu em três meses o correspondente a 20 anos 

Mesmo com a pandemia, mercado de luxo continua aquecido graças às vendas on-line


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Glaucia Farias 09/07/2020 23:00 Negócios

O fechamento do comércio durante a pandemia trouxe também mudanças para o setor. Segundo especialistas do varejo, em três meses o e-commerce no Brasil cresceu o correspondente ao incremento esperado em 20 anos.

Apesar das dificuldades que a pandemia impõe hoje ao comércio, muitos empreendedores continuam com um olhar positivo e percebem que a crise mundial da Covid-19 irá incentivar a sustentabilidade, o uso compartilhado e o consumo inteligente. É o caso da empresária baiana Paula Frank, cuja marca surgiu há 14 anos focada no mercado de luxo.

Paula criou um negócio diferenciado de venda de bolsas seminovas de marcas internacionais. Ao observar que muitas mulheres enjoavam dos itens que tinham, ela propôs a troca e também a venda.

Para Paula, no pós-pandemia, as escolhas dos consumidores serão diferentes, e alguns setores como o mercado de luxo até fizeram previsões lá no início sobre os efeitos. A empresária baiana aposta que, mesmo após a pandemia, as pessoas vão continuar gostando do que é luxuoso, pois qualidade superior significa investir em algo que não se perde, que tem garantia e durabilidade.

A empresária continua trabalhando durante a pandemia através do site e das vendas on-line. Para ela, a crise vai ampliar o entendimento das pessoas que ainda resistiam ao uso compartilhado e em aceitar que a forma de consumir mudou.  “Acredito numa mudança de “mindset”, as pessoas consumindo de forma mais consciente e sustentável”. 

Mercado

De acordo com o Instituto Altagamma, uma pesquisa realizada em fevereiro de 2020, com executivos da indústria do luxo, apontou que a pandemia da Covid-19 reduziria as vendas em 30 a 40 bilhões de euros. Se as previsões eram pessimistas, as reações positivas já começam a ser observadas.

Ao abrir o comércio em meados de junho, a China, que responde por um terço do consumo de marcas de luxo, mostrou ao mundo a voracidade dos consumidores deste segmento. Já a marca italiana Gucci decidiu não ficar parada e lançou recentemente uma coleção totalmente sustentável, produzida com materiais orgânicos e reciclados.

 

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