Diretor-presidente da Bahiagás defende interiorização do gás natural e fortalecimento da cadeia produtiva
Gavazza enfatizou que o gás está muito concentrado no transporte e distribuição no litoral e nas regiões metropolitanas
O diretor-presidente da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), Luiz Gavazza, defendeu nesta quarta-feira (22), a interiorização dos gás natural no estado. Em entrevista ao Portal M!, Gavazza enfatizou que, atualmente, o gás está muito concentrado no transporte e distribuição no litoral e nas regiões metropolitanas.
“Nós precisamos interiorizar o gás natural. O gás hoje está muito concentrado no seu transporte e distribuição no litoral e nas regiões metropolitanas. Nós precisamos interiorizar o gás e, para interiorizar o gás, é preciso de uma consertação com vários atores. Então, o que nós estamos pensando hoje? É preciso unir esforços para que esse potencial da Bahia, de energias como um todo, ele seja usado de forma integrada. O gás natural dá o exemplo disso. Nós atuamos de forma integrada com outras energias como as energias renováveis”, afirmou durante o Bahia Oil & Gas Energy, que acontece no Centro de Convenções de Salvador até sexta (24).
Ao comentar a temática, o diretor-presidente da Bahiagás também falou sobre os desafios da empresa, por se tratar de um estatal, e que deve prestar serviço à população, ao mesmo tempo em que busca o fortalecimento da relação com o setor produtivo.
“Nós somos a que mais tem participação do Estado junto a Gás da Paraíba, temos tamanhos diferentes pelo porte do Estado e das estruturas econômicas de cada Estado, mas o governo da Paraíba, como o governo da Bahia, compreenderam como é importante a aquisição daquelas ações postas à venda há dois anos passados pela Petrobras. Isso aumentou a capacidade da empresa e, evidentemente, aumenta a responsabilidade, porque é preciso atender aos desafios que a concessão impõe”, comentou.
Transição energética
Perguntado sobre a atuação da Bahiagás no processo de transição energética, Gavazza destacou que o estado é um polo de produção e movimentação de energia. Um dos pontos lembrados pelo diretor-presidente da entidade, foi de que a indústria do petróleo e gás nasceram na Bahia.
“A primeira refinaria de petróleo e as primeiras ações para comercializar o gás, àquela época entendido como subproduto do petróleo, aconteceram na Bahia. Quando a Constituição de 88 separou o negócio de gás do petróleo, nós passamos a ter uma atenção mais direta para o mercado de gás. Aí entrou o papel dos estados como prerrogativa deles à distribuição de gás natural e eles montaram as empresas de economia mista. Uma parte delas hoje é privada, mas a Bahia Gás, como todas as distribuidoras do Nordeste permanecem com o controle estatal”, pontuou.
Por fim, o representante da Bahiagás falou sobre a necessidade de convivência entre as diferentes formas de geração de energia. Segundo ele, o processo o não iniciado “ontem”, e alertou para o fato de que o gás natural “convive” com as energias renováveis, por ser o “combustível da transição energética”. Gavazza ressaltou ainda, que a transição só pode ser integrada usando todas as fontes de energia disponíveis.
“A gente entende transição energética, primeiro como uma ação que não começou ontem. Desde que o gás natural substitui os combustíveis fósseis mais poluentes, nós reduzimos a emissão de carbono e quando a gente substitui o diesel nos veículos pesados praticamente zeramos a emissão dos particulados que estão no nível de atmosfera que nós respiramos. Daí a importância do ponto de vista econômico e ambiental do uso do gás natural”, enfatizou.
O diretor-presidente ressaltou ainda que a transição energética deve ser planejada para atender aos interesses da sociedade. Na avaliação dele, a transição também deve ser sustentável, inclusive como forma de promover a redução da emissão de carbono.
“O Estado pensa atender a sociedade como um todo e para que a gente se dê bem no mercado, nós temos que ter soluções econômicas eficazes para alcançar os resultados e o gás natural se renova, quando a gente parte para a produção do biodiesel, a gente está resolvendo um problema urbano do lixo, do esgotamento sanitário e dos resíduos agrícolas e transformando isso em energia”.
Confira a entrevista:
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
Walter Pinheiro destaca projetos do Senai Cimatec em parceria com a Petrobras
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional