Comércio deve abrir cerca de 3 mil vagas temporárias neste fim de ano

Segundo o Fecomércio estima, as vendas serão impactadas no mês das crianças


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redacao 08/10/2021 18:40 Negócios

Segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio, serão criadas 94,2 mil vagas temporárias neste fim de ano para atender a demanda do Natal. O ano de 2020 foi aterrorizante para os comerciantes, já que o surgimento da pandemia da Covid-19, deixou as vendas com demandas reprimidas.

Na Bahia, os dados da Federação do Comércio da Bahia (Fecomércio-BA) apontam que, em 2021, a previsão de empregos temporários para o Natal da Bahia é de 3.049, dados inferiores em comparação ao número de 2019, ano sem pandemia, que ficou em 3.389.

O órgão aponta que a maioria dessas vagas serão voltadas para hiper e supermercados (1.239). A outra parte fica dividida em: vestiário e calçados (535); utilidades domésticas (488); e demais segmentos (788).

Vendas Impactadas

As vagas são para atender o crescimento no fluxo de clientes que costuma acontecer no final do ano, embora as projeções dos números para a próxima data comemorativa não sejam animadoras. No mês do Dia das Crianças, por exemplo, a federação estima que deve ter queda de 4,7% nos setores mais ligados a data.

A Fecomércio-BA analisou as vendas para o mês de outubro dos setores varejistas mais sensíveis a data para captar a tendência do período. Os cinco setores analisados foram: vestuário, eletroeletrônicos, supermercados, farmácias e “outras atividades”, que contempla as lojas de brinquedos e artigos esportivos, por exemplo.

De acordo com o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, no próximo mês as vendas desses segmentos devem cair, em média, 4,7% na comparação com igual período do ano passado.

O economista destaca que o mês do Dia das Crianças indica ainda um cenário desafiador para as vendas com diferença de comportamento setorial. Segundo ele, a inflação segue restringindo o poder de compra das famílias.

“A alta anual projetada que ganha destaque é a do setor de roupas e calçados, de 8,7%. Tradicionalmente são produtos mais procurados para dar de presente para as crianças. E quem for ao comércio para comprar uma roupa infantil vai encontrar preços mais baratos do que no ano passado”, destaca Dietze.

Segundo o índice de inflação, o IPCA, específico da RMS, o subgrupo roupa infantil registrou queda média nos preços de 4,95% nos últimos 12 meses. Já o grupo Outras Atividades deve registrar aumento no mês de outubro de 3,3% em relação a igual período do ano passado.

“São vários os setores incluídos no grupo, desde combustíveis para veículos, joalherias, mas têm também as lojas de brinquedos que são destaques para o evento. Os preços médios dos brinquedos subiram 4,43% em um ano, abaixo da inflação geral da região, de 8,59%, o que torna também uma possibilidade de gastar menos” pontua o economista.

No entanto, quem pensar em comprar uma bicicleta em uma loja de artigo esportivo pode preparar o bolso. A média de preço subiu 14,84% desde setembro do ano passado.

Para o consultor econômico, o segmento de Farmácias e Perfumarias tende a crescer 1,8% no contraponto anual. “Embora pareça uma variação menor, é importante ressaltar que a base de comparação é alta, pois no ano passado houve forte aumento nas vendas. Quem deseja comprar fralda descartável para bebês, por exemplo, pode aproveitar o avanço menor dos preços de 1,70%, em um ano”, aponta Guilherme.

Quedas

No sentido inverso, devem registrar quedas os setores de eletroeletrônicos e de supermercados. O primeiro segundo o órgão, sofre o efeito estatístico de uma base muito elevada de comparação, mas deve registrar queda de 20% em relação a outubro de 2020.

Para a Fecomércio, o cenário para o setor não é ruim porque se comparado com igual período de 2019 há elevação no faturamento de 17,9%.

“A variável que pode dificultar as vendas do segmento é o aumento dos preços. Os aparelhos eletrônicos em geral subiram, em 12 meses, 9,51%. Os videogames (console) sobem quase 19% no Brasil, não havendo esse dado específico da RMS. São produtos importados ou com componentes trazidos do exterior e que sofrem influência direta da desvalorização do real”, comenta Dietze.

E por fim, os supermercados que devem registrar queda, em outubro, de 4,5%.

“A dica para quem está com o orçamento apertado é buscar algo simples para presentear, ou elaborar alternativa mais recreativa, pois não há espaço para se endividar mais com um quadro de incertezas”, aponta Dietze.

 

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