Chef Vini Figueira destaca desafios superados em 2023 e projeta expansão
Ao Portal M!, ele também falou sobre os projetos para 2024, que incluem a criação de um novo restaurante e o crescimento da empresa de buffet
Ao longo de 2023, o chef Vini Figueira enfrentou diversos desafios, e o principal deles foi o início da realização de festas para um grande número de pessoas. Ao Portal M!, Vini revelou que foi um ano “muito legal” e destacou que, apesar do desafio intenso, conseguiu executar suas atividades com “louvor”.
“O ano de 2023, para gente, graças a Deus, foi bem legal no quesito profissional. Foi um ano que nós conseguimos aceitar e superar grandes desafios. Ele foi muito bom com essa volta da pandemia. Mas o principal foi porque nós pegamos grandes desafios e fizemos com louvor. Por exemplo, nós começamos a fazer festas para grandes pessoas. Então, estruturamos a empresa para isso e elas vieram”, elenca.
O chef revelou ter realizado congressos para duas, três, quatro e até cinco mil pessoas, além de formaturas. “Eu acabei de fazer um almoço para 10 mil pessoas. Eu fiz, no mês passado, o Programa Mais Médico, durante 21 dias, para 28 mil pessoas. Então, foi comida pra 28 mil pessoas, durante 21 dias. Agora nós fizemos três almoços, durante três dias, para 10 mil. Fizemos uma formatura num único dia para 5 mil pessoas. Então, esses desafios foram pontos altos que a gente mais gostou e que a gente conseguiu fazer com louvor”, celebrou.
Nascido em Búzios, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro, Vini veio para Salvador em 2009. Atualmente, ele comanda os restaurantes Vini Mar e Vini Figueira Gastronomia, ambos no bairro do Rio Vermelho. Além disso, ele também tem uma empresa de locação, que é a Vini Aluga, e o seu buffet. “É o que eu faço: festas, aniversários, casamentos, tudo isso”.
Com as diversas empresas, o profissional conta com uma rotina corrida na produção de pratos e das festas. Ele ressaltou que um dos diferenciais do seu trabalho é sempre acompanhar de perto os eventos que produz.
“Durante o dia, eu fico muito na questão da produção. Aquela produção toda para saber como estão as comidas que vão pra festa, a pré-preparação dos casamentos, criando pratos novos, enquanto de noite fico muito na execução. Todas as minhas festas eu faço questão de ir. Se eu tenho uma festa em Morro de São Paulo e outra em Petrolina, eu faço questão de ir em todas. A gente preza pela qualidade e eu sempre tô ali junto”, descreve.
Já sobre o seu processo de criação, o chef revelou que sempre modifica o cardápio do buffet uma vez por ano para oferecer novidades. “E de seis em seis meses, eu faço a criação do cardápio do restaurante. Mas sempre a gente está trazendo novidades, se eu faço uma viagem aqui, ali, e vejo uma coisa nova que me inspira”.
Referências na gastronomia
Outro ponto comentado pelo cozinheiro foi as suas principais referências na gastronomia, que incluem Roberta Sudbrack, Walesca Marinho e Beto Pimentel. Sobre Roberta, Vini explicou que admira o trabalho da profissional que tem atuação no Rio de Janeiro e na Bahia.
“Eu admiro muito o trabalho, com todas as pesquisas de Roberta Sudbrack, que é uma chef que nós temos no Rio de Janeiro e aqui na Bahia. Eu adoro de paixão o trabalho de uma amiga minha chamada Walesca Marinho e a cozinha de Beto Pimentel. Roberta transforma produtos simples em grandes iguarias gastronômicas. Então, acho super maravilhoso. Já a questão de Walesca, além da comida ser muito saborosa, ela é uma artista. Os pratos dela são as coisas mais lindas. Só em olhar você já tem vontade de comer. E Beto Pimentel, porque é uma gastronomia singular, só dele. Uma coisa que é inspiração para todos nós que somos cozinheiros”, destacou.
Título de Cidadão de Salvador
O ano de 2023 do cozinheiro também foi marcado pelo recebimento do Título de Cidadão de Salvador. A honraria foi concedida ao chef em 19 de setembro, durante sessão solene no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador, e foi fruto de um projeto do vereador Duda Sanches (União Brasil).
“Eu sou carioca, mas recebi este ano. Foi uma honra para mim o Título de Cidadão Solteroapolitano na Câmara Municipal. Moro aqui há 15 anos e pude receber essa honra neste ano de 2023”.
Prato preferido
Responsável por pratos que buscam expressar seu amor por Salvador e pela Bahia, Vini tem diversas opções que buscam evidenciar sua relação com o estado, inclusive no uso de elementos como licuri, maturi e dendê. Perguntado sobre qual prato é o seu preferido, o chef lembrou de uma farofa de licuri.
“Desde que cheguei aqui, há 15 anos, eu fiz uma farofinha do coquinho do licuri, que nós temos aqui na nossa terra. E esse é o prato que eu prefiro. E todo mundo ama. E é um prato versátil, que dá para comer com tudo. A gente come com cordeiro, com carne, com lagosta, com peixe, com tudo. Então essa farofinha de licuri é meu prato preferido, que eu trouxe há 15 anos e até hoje ela me acompanha”.
Projetos para 2024
Já sobre os projetos para o ano que vem, Vini Figueira enfatizou que eles passam pela criação de um novo restaurante e pela expansão da empresa de buffet.
“Nós vamos vir com um novo restaurante, se Deus quiser, e expandir nossa empresa de buffet para fazer algumas festas no interior aqui da Bahia. Então, mais ou menos são esses os projetos, e [a ideia é] trazer grandes novidades sempre, de gastronomia para nossos restaurantes e também para o buffet”, finalizou.
Leia também:
“O fato de ser negro, nordestino e LGBT me coloca em lugar de dificuldade”, diz vencedor do Prêmio Braskem
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional