Bahia registra aumento de 3% no consumo das classes C e D
Setor que apresentou maior alta foi o de companhias aéreas: 52%
O cenário de retração em 2021 no consumo nas classes C e D mudou, e a Bahia fechou julho com um crescimento de 3% em relação ao mês anterior. O resultado encerra a série negativa de junho (-1%), maio (-3%), abril (-3%) e março (-10%) e fevereiro (-18%).
Os dados são da pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander, realizada mensalmente e com objetivo de traçar o perfil do consumidor das classes C e D. No levantamento nacional, a pesquisa apontou crescimento de 5%.
Os principais setores que apresentaram alta na Bahia foram Companhias Aéreas (52%), Rede Online (17%), Combustível (17%), Supermercado (12%), Restaurantes (10%), Hotéis e Motéis (9%), Drogaria e Farmácia (9%) e Transportes (5%). Recuaram os gastos com os setores Automóveis e Veículos (-10%), Telecomunicações (-7%) e Serviços (-6%).
Em relação aos três estados do Nordeste avaliados pela Superdigital, o resultado da Bahia foi inferior ao desempenho do Ceará, com crescimento de 10% e de Pernambuco, 7%. Ambos vinham de retrações também em junho, em relação a maio, de 3% e 1%, respectivamente.
Quase todas as regiões registraram crescimento, mas as que impulsionaram o resultado positivo total foram Norte (23,5%) e Nordeste (8,5%). O Sul avançou 7,7%, enquanto o Sudeste, 3,5%. Já o Centro-Oeste teve leve queda de 0,5%.
Segundo Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, os números de julho consolidam a recuperação no consumo destas classes sociais, dado o histórico dos últimos dois meses.
Luciana Godoy é CEO da Superdigital no Brasil
“Tivemos uma leve queda em junho em decorrência de um alto crescimento em maio, principalmente, por conta do Dia das Mães. A tendência é que o segundo semestre mostre uma recuperação mais robusta à medida que a vacinação contra Covid-19 avance e setores da economia que ainda sofreram bastante no primeiro semestre comecem a se recuperar”, diz.
Recuperação
Os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo foram Rede Online (8%), Transportes (7%), Restaurantes (6%), Supermercado (5%), Prestadores de Serviços (5%) e Combustível (5%). Na outra ponta, os gastos que mais caíram foram com Diversão e Entretenimento (-8%).
O levantamento mostra também que o principal gasto no orçamento ainda é em Supermercados (35%), seguindo de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%), com uma pequena variação entre os meses de junho e julho.
Em julho, 82% dos gastos totais foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a mais em comparação a junho. Observa-se, por exemplo, crescimento de 4% nos gastos em Restaurantes e de 22% em Diversão e Entretenimento.
Em relação ao ticket médio, houve aumento significativo nos setores Rede Online (9%), Transporte (5%), Prestadores de Serviços (3%) e Combustível (2%). Na avaliação da executiva, a inflação dos últimos meses, acima da meta, tem contribuído para esse aumento do ticket médio em alguns itens. “É cada vez mais fundamental o aprimoramento e crescimento da educação financeira também nas classes sociais C e D”, explica.
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