Apesar do forte apreço popular, empresas de tecnologia vêm acumulando prejuízos
Justificativa aponta para o fato de que são necessários anos de investimento para posterior consolidação
Uber, Spotify, Tesla… Certamente você já ouviu falar de algumas dessas empresas ou já utilizou algum serviço prestado por elas. Mas, apesar do forte apreço popular em todo o mundo, essas e outras organizações vêm, ao contrário do que se pensa, acumulando prejuízos consecutivos, conforme os balanços divulgados junto ao mercado financeiro. As informações são da CNN Brasil Business.
A Uber, por exemplo, que mudou o conceito de mobilidade em muitas cidades do mundo, apresentou US$ 8,5 bilhões de prejuízo em 2019. A rede social Snapchat, apesar de ainda forte nos Estados Unidos, perdeu espaço para o Instagram e ficou US$ 1 bilhão no negativo.
Não muito atrás, a Tesla – que opera no segmento de automóveis elétricos – ficou US$ 862 milhões no vermelho no último ano (já havia perdido US$ 977 milhões em 2018, US$ 1,9 bilhões em 2017 e US$ 675 milhões em 2016).
“Muito disso está ligado ao ciclo de vida das empresas. É natural para marcas que estão começando sua história dar prejuízo nos primeiros anos porque precisam realizar investimentos para se consolidar”, disse Igor Cavaca, analista de investimentos da Warren. “Quando atingem um nível de maturidade, dá para esperar mais previsibilidade nos seus gastos”, acrescentou.
Para Adriano Cantreva, sócio da Portofino Investimentos, a palavra de ordem é disrupção – mas no sentido positivo, quando algo muda nossa maneira de agir. “Muitas dessas empresas ainda estão crescendo, então seguem investindo para ampliar seu market share”, diz. “Se houver disrupção de mercado nos produtos ofertados, os investidores vão ter mais paciência e esperarão essas empresas amadurecerem”, salienta.
O gestor cita o exemplo da Amazon para defender esta maturação. A empresa teve sucessivos anos de prejuízo no início dos anos 2000, e o setor de entregas continua operando muitas vezes no vermelho, mas rompeu a barreira da rentabilidade positiva e hoje é uma das ações mais caras de Wall Street, vendida a US$ 3.016 por unidade.
Longo prazo
Diretor-executivo do Uber Eats no Brasil, Fábio Plein também se apoia no longo prazo para explicar os resultados da empresa.
“A Uber como um todo ainda não é rentável, mas estamos muito focados na execução e no valor que a gente pode criar a longo prazo. Estamos apostando na construção desse futuro com uma série de linhas de investimento. A ideia é ser um aplicativo que traz conveniência para o dia a dia das pessoas”, afirmou.
Em linha com esse raciocínio, a empresa anunciou, na última segunda-feira (6) a compra da Postmates, startup americana de delivery, em um acordo de US$ 2,65 bilhões.
A ideia é expandir seu alcance no setor de serviços de entregas de comida, conforme mais pessoas fazem pedidos de suas casas em meio à pandemia de coronavírus. A companhia já conta com outro player do segmento, o Uber Eats, e um braço de entrega de mercadorias, o Uber Flash.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional