Alta do diesel será repassada ao frete e vai encarecer produtos, diz líder dos caminhoneiros

Segundo Wallace Landim, classe está “indignada” com o novo aumento 


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Bruno Brito 09/05/2022 17:29 Negócios

O novo reajuste de 8,87% do diesel, anunciado nesta segunda-feira (9) pela Petrobras, deverá encarecer os produtos, segundo o presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim. Segundo ele, com o valor do combustível para distribuidoras passando de R$ 4,51 para R$ 4,91 por litro, o valor será repassado ao frete e, consequentemente, vai encarecer os produtos.

Em comunicado à imprensa, o líder dos caminhoneiros Wallace Landim, conhecido como Chorão, apontou que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e a Petrobras mudaram a estratégia de aumento dos preços: uma semana comunicam reajuste no valor do gás, na outra da gasolina e, por conseguinte, o diesel. As informações são do UOL.

De acordo com ele, com a “volta do fantasma da inflação” e o novo aumento, a orientação é para que os caminhoneiros também aumentem os valores dos fretes e, concomitantemente, isso impacta no bolso dos consumidores, devido à alta nos preços dos alimentos, por exemplo.

“O fantasma da inflação voltou, quando sobe o diesel, os produtos transportados pelos caminhoneiros vão subir no dia seguinte […] Vou citar o exemplo dos hortifrútis: mudou o preço na bomba, a dona de casa já sente o aumento no dia seguinte na feira livre, e a culpa não é do feirante nem do caminhoneiro, é culpa do PPI (preço de paridade de importação)”, declarou.

O PPI citado por Chorão foi instituído em outubro de 2016, na época do governo de Michel Temer (MDB), quando a Petrobras passou a calcular o preço dos combustíveis com base no mercado internacional e a repassar variações com maior frequência aos consumidores.

 Desde então, os combustíveis no Brasil têm acumulado alta real (acima da inflação), enquanto a estatal apresentou na semana passada lucro histórico de R$ 44,5 bilhões em apenas três meses, do qual maior parte vai para os cofres do governo federal, hoje gerido por Bolsonaro. O PPI é criticado por políticos de esquerda e sindicatos ligados aos trabalhadores da Petrobras.

Eles consideram que a paridade internacional serve garantir lucros dos acionistas, mas despreza a função social da empresa: abastecer a população a preços justos. No entanto, especialistas apontam que, atrelar os preços ao mercado internacional é a única forma de atrair investimentos e estimular a concorrência interna.

 

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