“A indústria florestal representa  5% do PIB estadual”, aponta diretora da ABAF

Segundo Mariana Lisboa, a Bahia é um importante player no setor florestal e tem sua base industrial bem diversificada com os principais produtos que suprem a indústria do agronegócio e de bioenergia no estado


Vixe d-flex me-2
redacao 05/09/2022 09:15 Negócios

Entre os tantos segmentos industriais que a Bahia tem, a florestal contribui para cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. A informação foi revelada pela diretora da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Mariana Lisboa, durante entrevista com o editor-chefe do Portal M! e colunista de À Tarde, Osvaldo Lyra.

Segundo ela, a Bahia é um importante player no setor florestal e tem sua base industrial bem diversificada com os principais produtos que suprem a indústria do agronegócio e de bioenergia no estado, como a celulose de fibra curta, celulose solúvel/especial, papel/papelão, madeira serrada, madeira tratada, móveis de madeira, carvão vegetal, ferro-liga, além de biomassa/pellets e resíduos oriundos da atividade florestal.  

“O PIB florestal-industrial (de base florestal plantada) representa uma contribuição do setor na ordem de 5% no total do PIB estadual, reforçando a relevância do setor florestal. A contribuição na arrecadação tributária do estado foi de 4%”, explicou Mariana Lisboa, que é líder global de relações corporativas de Suzano.

De acordo com a baiana, o setor tem apresentado uma crescente em todo o mundo e na Bahia, para quebrar o ritmo de importações, há uma dedicação à atração de novos investimentos na área de serrarias, móveis e itens da construção civil.

“Somos o 4º estado em plantios de eucalipto com 618 mil hectares de plantações florestais (e outros 330 mil hectares de florestas nativas destinadas à preservação ambiental). Por aqui, são plantadas 250 mil árvores por dia, matéria-prima para fins comerciais. O setor planta, colhe e planta novamente, somente em áreas degradadas, portanto, sem desmatamento. Com o uso da técnica de mosaico, as empresas de base florestal intercalam os plantios com finalidade industrial com áreas destinadas para conservação. Isto auxilia na manutenção de um solo fértil, no cuidado com a água e na preservação da biodiversidade”, pontuou a gestora.

Sinergia com outros setores

O setor florestal no estado da Bahia não contribui somente para o crescimento do PIB interno, mas favorece também a integração com outros segmentos da economia baiana como mineral, papel e celulose, construção civil, projetos de energia e pellets, processamento de grãos e fibras.

“Nossas florestas absorvem grandes quantidades de carbono da atmosfera e merecem reconhecimento e compensação por isso. Em nosso estado, o setor está fortemente integrado com outros segmentos da economia. Assim, ao tempo em que recebemos alavancagem desses setores, nosso setor viabiliza a existência deles, em perfeita sintonia possibilitando o crescimento dos investimentos no interior do estado”, falou Mariana Lisboa, diretora da ABAF.

De acordo com a gestora, o estado baiano tem quatro principais polos de produção e processamento de madeira, que são as regiões Sul e Extremo Sul, Sudoeste, Oeste e Litoral Norte.

Mariana explicou que o setor de árvores cultivadas movimenta o comércio e os serviços locais dos municípios onde estão instalados os plantios, bem como as indústrias e toda a cadeia de suprimentos.

“Tudo isso faz desta uma das atividades que mais tem contribuído para a transformação social e econômica de diferentes regiões. Leva ao interior mais empregos qualificados, capacitações, tecnologia, renda, impostos e contribuições ambientais de elevada”, disse.

“Assim, ao nosso ver, o emprego no interior vale por dois. Vamos continuar investindo, mantendo os princípios rígidos de produzir e preservar, como temos feito. Esse é o caminho: crescendo e preservando, atendendo as demandas dos nossos clientes e contribuído com a melhoria de vida das pessoas e nos municípios onde atuamos”, completou.

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional


Vixe